O Rio Eu Amo Eu Cuido apresenta o projeto “Arte na faixa” em parceira com a Liberty Seguros

O Rio Eu Amo Eu Cuido, em parceria com a Liberty Seguros, idealizadora do projeto “Sinal Livre – Andar com responsabilidade é andar seguro”, traz à cidade o projeto “Arte na faixa” para chamar atenção dos pedestres sobre a importância de se atravessar na faixa e dos motoristas em respeitar a sinalização. A curadoria artística do projeto ficará a cargo de um dos principais grafiteiros do Brasil, Airá, O Crespo.

No domingo, dia 22, das 9h às 16h, durante a Semana Nacional de Segurança no Trânsito (de 18 a 25 de setembro), 30 grafiteiros farão arte em 30 ruas da cidade. Os desenhos ficarão expostos por cerca de 90 dias nas ruas. Todas as artes irão conter a assinatura da campanha “Agora que você prestou atenção, respeite a faixa”. E em três ruas (em Copacabana, Méier e Barra) a arte será faixa nas faixas de retenção (antes da faixa de pedestres) para chamar atenção dos motoristas. “Escolhemos o período da Semana Nacional de Segurança no Trânsito para realizar a ação como forma de ressaltar uma importante atitude que pode fazer toda a diferença na segurança do trânsito, tanto para estimular os pedestres a atravessar na faixa, quanto aos motoristas, que devem respeitar os pedestres”, comenta a diretora de Marketing da Liberty Seguros, Adriana Gomes.

O Airá foi responsável não só pela seleção de 30 grandes artistas locais, mas também em estimular e acompanhar o grupo em todo o processo. O público poderá interagir com os artistas, já que as obras serão realizadas ao longo do dia.

“Uma das frentes do Rio Eu Amo Eu Cuido é comportamento no trânsito, o Arte na Faixa quer sensibilizar, de forma criativa e lúdica, tanto o pedestre quanto o motorista para o pequeno gesto que pode contribuir para um transito melhor”, explica Ana Lycia Gayoso, membro do Rio Eu Amo Eu Cuido.

A concessionária Porto Novo também é parceira do projeto. Eles estão doando efetivo de controladores de trânsito para ajudar com a logística das faixas.

Para saber mais entrar no site: rioeuamoeucuido.com.br/artenafaixa.

O projeto Sinal Livre, desenvolvido pela Liberty Seguros com o apoio da consultoria Lynx, tem como objetivo educar e conscientizar sobre a causa da mobilidade urbana, através de 3 pilares: a mobilidade verde, estimulando a escolha de meios de locomoção que causem menor impacto ao meio ambiente; a fluidez, reforçando o respeito de todos dentro dos espaços de deslocamento nos grandes centros urbanos; e a segurança no trânsito, trabalhando efetivamente na prevenção dos acidentes.

Sobre o Arte na Faixa
A primeira edição do Arte na Faixa aconteceu em Curitiba, na Semana Nacional de Segurança no Trânsito de 2009, promovido pela prefeitura da cidade. Naquela ocasião, 20 grafiteiros, cartunistas e pintores foram convidados para criar interferências artísticas em 20 faixas de pedestres, transformando algo que pouca gente prestava atenção em obras de arte a serem notadas e comentadas. O resultado dessa ação foi uma grande exposição de arte urbana em faixas de pedestres, que contribuiu para diminuir em 20% o número de atropelamentos no período em relação ao ano anterior.

Sobre o Movimento
O Rio Eu Amo Eu Cuido tem o objetivo de sensibilizar o cidadão da importância das pequenas atitudes para o sucesso do Rio de Janeiro. Idealizado por um grupo de cariocas apaixonados, o movimento visa conscientizar os moradores e visitantes da cidade que ser mais gentil, jogar lixo na lixeira, manter os cruzamentos livres e limpar as praias, são pequenos gestos que estão ao alcance de todos e que podem transformar uma cidade. http://www.rioeuamoeucuido.com.br/

Algumas ações realizadas pelo Rio Eu Amo Eu Cuido

- Limpeza da praia e pedra do Arpoador

- Limpeza do Pontal do Leme

- Construção da quadra de vôlei de praia na Escola Municipal Manoel Porto Filho, em Paciência

- Limpeza Morro da Formiga, na Tijuca

- Distribuição de 100 mil bituqueiras no Rock in Rio

- Mutirão de limpeza – Praia de Copacabana

- Livro gigante – aniversário da cidade

- Beleza que Educa - Replantio de canteiros nos bairros de Botafogo e Leblon


Sobre Airá
Membro dos grupos Nação e Rimas e Tintas, ele desenvolve trabalhos de pintura, ilustração, arte e educação e produção cultural. Já trabalhou em projetos do Grupo Cultural AfroReggae, CUFA (Central Única das Favelas) e junto a instituições como o Sesc, ensinando pessoas com perfis variados em diferentes oportunidades, inclusive em workshops em Londres e outras cidades da Inglaterra.

Sobre o Sinal Livre
O Sinal Livre – Andar com responsabilidade é andar seguro, idealizado pela Liberty Seguros, tem como objetivo a difusão de boas práticas para estimular o engajamento e a conscientização das pessoas para uma locomoção mais segura. Mais informações sobre o projeto acesso o site www.projetosinallivre.com.br

Sobre a Liberty
Seguradora Oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014™ e idealizadora do projeto “Sinal Livre – Andar com responsabilidade é andar seguro”, a Liberty Seguros está mercado brasileiro desde 1996, quando adquiriu a tradicional Companhia Paulista de Seguros e está entre os cinco maiores grupos seguradores do país. Com prêmios de R$ 2,2 bilhões e uma carteira com mais de 1,3 milhão de segurados, tem 1,6 mil funcionários, em 71 pontos de vendas em todo Brasil. Com mais de 16 mil corretores cadastrados em todo o território nacional, a Liberty Seguros possui um portfólio completo de soluções de seguro para pessoas físicas, empresas e grandes riscos. É pioneira e especialista em seguros personalizados para funcionários de empresas, o seguro de afinidade (Affinity).
Sobre a Lynx
A Lynx atua com foco na criação e execução de projetos socioambientais alinhados a estratégia de negócio das empresas. Seus principais produtos são: gestão e avaliação de projetos socioambientais, gestão de resíduos, projetos de geração de renda e empreendedorismo, voluntariado, marketing relacionado à causa e eventos sustentáveis.
 

Fonte: In Press Porter Novelli