Dicas do SID: Evite acender lâmpadas em situações desnecessárias

Olá pessoal!

Aprendi coisas muito interessantes na escola sobre a energia. A professora falou que a energia elétrica é uma das que mais precisam de cuidados, pois o seu consumo sempre aumenta e há muito desperdício por aí. Mas todos nós podemos fazer a nossa parte em casa, na escola ou no trabalho, consumindo de forma inteligente, para economizar dinheiro e poupar a natureza de um desgaste desnecessário.

Por isso a dica de hoje é: Evite acender lâmpadas em situações desnecessárias!

Na minha casa, meus pais e eu já estamos praticando essa dica. Ao invés de acendermos as lâmpadas pela manhã, abrimos todas as cortinas da casa e deixamos que o sol ilumine o nosso ambiente. Quando a gente termina de usar o banheiro ou saímos de dentro do quarto sempre desligamos as luzes. Pode parecer simples, mas ações como estas podem ajudar bastante o planeta.

Algumas dicas que você pode seguir:
• Na hora da compra, dê preferência às lâmpadas fluorescentes compactas ou circulares para a cozinha, área de serviço, garagem e qualquer outro local que fique com as luzes acesas mais tempo. Além de consumir menos energia, elas duram dez vezes mais;
• Evite acender lâmpadas durante o dia. Use melhor a luz do sol, abrindo bem as janelas, cortinas e persianas;
• Apague as lâmpadas dos ambientes desocupados. Use iluminação dirigida (spots) para leitura ou trabalhos manuais, assim você terá mais conforto e economia;
• Pinte o teto e as paredes internas com cores claras, que refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial.

Curiosidade:
Se você tem na sua sala uma lâmpada de 100W, irá gastar em uma noite de 8 horas com a luz acesa, 800W . Parece pouco, não? Mas se você costuma fazer isso todos os dias, você terá desperdício. Abaixo uma tabela mostrando o valor gasto por diversos tipos de lâmpadas:

Tipo de Lampada

R$   21,60

R$     64,80

Fonte da tabela: meusgastos.com

Na campanha Higiene Pessoal do ano passado, eu dei várias dicas sobre consumo consciente e gostaria de convidá-lo a acessar e conhecer as minhas dicas anteriores que podem lhe ajudar no seu dia a dia.

Até a próxima!
Sid