Roberto Westenberger aclamado pela indústria do seguro
Representando o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, o secretário-executivo, Paulo Rogério Caffarelli, empossou na última sexta-feira, o novo superintendente da Susep, Roberto Westenberger. O evento foi realizado na sede do Ministério da Fazenda, no Rio de Janeiro –RJ e contou com a presença das principais personalidades do mercado de seguros. O secretário executivo do Ministério da Fazendo trouxe a mensagem do Ministro Mantega de que o Governo deve a Indústria do Seguro ações efetiva de fomento que propiciem uma maior e mais significativa participação no PIB.
O novo Superintendente iniciou o seu discurso quebrando o protocolo indicando sua Mãe e sua Esposa como as autoridades a quem ele se dirigia. Normalmente, em situações similares, nomeia-se autoridades formais, como políticos e personalidades do mercado.
Westenberger trouxe de volta a possibilidade de implantação dos critérios de Solvência II, explicando que este critério não necessariamente aumenta a exigibilidade de reservas, em alguns casos até reduz, porém deixando claro que a solvência pode ser “tropicalizada”.
Segundo o Superintendente, o fato de ter um atuário na liderança da Susep não vai impedir que a autarquia funcione como uma agência de fomento. Em sua fala, ele destacou as suas pretensões para o cargo e afirmou querer trabalhar para que o Brasil chegue a ter uma participação do mercado de seguros mais significativa no PIB , citando Chile como referência. O estimulo a autonomia do mercado também foi uma das diretrizes citadas.
Segundo a Diretora Executiva da Confederação, Solange Beatriz o setor está bem otimista e confiante do sucesso desta gestão. “Ele vai se empenhar em promover uma regulação que promova o setor, que traga desenvolvimento”. Solange complementa que a função de superintende transcende o aspecto regulatório. “Cabe ao regulador não só mediar essas relações entre as partes envolvidas (seguradora e o segurado), mas também promover o crescimento e desenvolvimento deste setor”, completa.
Entre os representantes do mercado, marcaram presença o presidente da Fenacor e deputado federal, Armando Vergilio, o presidente da CNseg, Marco Antonio Rossi, Solange Beatriz, Diretora Executiva da Confederação, os Presidentes da FenaSaúde, Marcio Coriolano, FenaPrevi, Oswaldo Nascimento, FenSeg, Paulo Marracini, FenaCap, , Marcos Antonio Barros, e a grande maioria de presidente das seguradoras e seus principais executivos.
“A presença maciça dos principais atores do mercado de seguros, e todos demonstrando otimismo, tranquilidade e alegria pela escolha do nome de Roberto” ressaltou o diretor executivo do CQCS, Gustavo Doria Filho. “ Não tenho lembrança de um superintendente da Susep ter sido recebido de forma tão calorosa”, completou Doria.
Fonte: CQCS | Crislaine Cambuí