Recall - Guia Prático do Fornecedor
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça, lançou nesta quarta-feira, dia 3, o "Recall - Guia Prático do Fornecedor", com o objetivo de orientar as empresas a como convocar um recall quando constatar que um produto ou serviço prestado pode trazer riscos à saúde e/ou segurança do consumidor.
"É importante que o mercado se envolva nas boas práticas de produtos seguros. E o objetivo final de todo esse projeto é garantir que o consumidor brasileiro tenha acesso a produtos mais seguros, serviços mais seguros, e evite assim acidentes de consumo", destacou Juliana Pereira, secretária Nacional do Consumidor.
Entre as recomendações do documento, em caso de necessidade de recall por parte de uma empresa, o comunicado aos consumidores ou aviso de risco deve ser publicado na midia, em dimensões que garantam a fácil visualização e trazendo informações concisas, evitando o uso de termos técnicos de difícil compreensão.
"É importante que o mercado se envolva nas boas práticas de produtos seguros. E o objetivo final de todo esse projeto é garantir que o consumidor brasileiro tenha acesso a produtos mais seguros, serviços mais seguros, e evite assim acidentes de consumo", destacou Juliana Pereira, secretária Nacional do Consumidor.
Entre as recomendações do documento, em caso de necessidade de recall por parte de uma empresa, o comunicado aos consumidores ou aviso de risco deve ser publicado na midia, em dimensões que garantam a fácil visualização e trazendo informações concisas, evitando o uso de termos técnicos de difícil compreensão.
O Guia foi lançado durante a II Semana Brasil de Consumo Seguro e Saúde, promovida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), pela Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon) e pela Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SNVS).
Fonte: CNseg
Fonte: CNseg