A nova Revolução Industrial
Acontece amanhã e depois, dias 10 e 11 de setembro, no prédio do BNDES, na Avenida Chile, no Rio de Janeiro, a sessão especial do Fórun Nacional (forumnacional.org.br), promovida pelo Instituto Nacional de Altos Estudos (INAE), congregando economistas, sociólogos e cientistas políticos brasileiros, com a finalidade de oferecer propostas concretas para a modernização da sociedade brasileira.
A sessão especial é um complemento da 26ª edição, ocorrida em maio deste ano, e tem como tema "Visões do Desenvolvimento Brasileiro e a nova Revolução Industrial - a maior desde 1790".
Em entrevista, ontem, para o Jornal O Globo, o presidente do Fórum Nacional, o ex-ministro do Planejamento e atual presidente do IBMEC – Mercado de Capitais, João Paulo dos Reis Velloso, afirmou que, nessa nova Revolução Industrial apregoada pelo título do evento, o Brasil pode ficar mais uma vez à margem, devido à falta de investimento em inovação.
De acordo com estudo do Massachusetts Institute of Technology (MIT), essa nova Revolução Industrial se apoia em três pilares: o avanço da capacidade de processamento dos computadores, a imensa quantidade de informação digitalizada disponível com a universalização da informática e os saltos na inovação.
Embora seja um fenômeno mundial, essa revolução vem ocorrendo especialmente nos Estados Unidos e Europa, apesar das dificuldades econômicas enfrentadas por esses países.
No Brasil, apesar da histórica falta de investimento em educação e inovação, há iniciativas que tentam reverter esse quadro, como o próprio Fórum Nacional e o Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, que busca reconhecer o trabalho dos securitários e corretores que contribuem para a inovação no mercado .
Organizado pela CNseg, o Prêmio, que tem as inscrições para a edição 2014 abertas até o fim deste mês, já deu visibilidade a diversos projetos com impactos no meio-ambiente, em comunidades carentes e em outros segmentos.
Os interessados em participar do Prêmio da CNseg, adequando-se às regras, podem se inscrever pelo hotsite www.premioseguro.com.br.
Fonte: CNseg