Inovação é a ideia trabalhada que gera resultados

Engenheiro Industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre em Administração e doutor em Administração de Empresas, ambos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marcos Augusto Vasconcellos também é coordenador emérito do Fórum de Inovação da Fundação em São Paulo (FGV-EAESP) e professor titular aposentado da mesma instituição. Com experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, atuando principalmente em: gestão da inovação, qualidade total, processos produtivos, indicadores de desempenho, ferramentas para a qualidade e cooperação, o professor é o último jurado da versão 2014 do Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, organizado pela CNseg, a dar sua opinião sobre o que é inovação. Confira a entrevista.

O que é Inovação?

Eu adoto a definição do Fórum de Inovação da FGV-EAESP: Inovação = idéia + ação + resultado. Ou seja, Inovação é a idéia que foi trabalhada e colocada em prática, gerando resultados. A inovação pode ser de qualquer natureza. Pode ser um novo produto, um novo modelo de negócio, uma melhoria em um processo de fabricação ou em um serviço, uma nova política de gestão de pessoas, etc. As pequenas melhorias também são inovações, desde que tragam os resultados desejados. Ainda segundo o conceito do Fórum, os resultados devem ser positivos para todas as partes interessadas – fundadores, investidores, colaboradores, consumidores, inclusive o meio ambiente.

Qual é a importância da inovação para as empresas e para a sociedade?

Para as empresas, a Inovação é a chave da competitividade e, portanto, da sobrevivência. As empresas que não inovam não conseguem se diferenciar dos concorrentes e só conseguem competir em termos de custos, o que claramente tem limites. Já a inovação permite à empresa criar uma valor diferenciado para os consumidores e obter vantagem competitiva sobre os concorrentes.

O mesmo vale para os países. Aqueles com maior capacidade inovadora são os que conseguem maior produtividade e competitividade nos mercados internacionais, gerando mais riqueza e prosperidade para as respectivas populações.

A sociedade como um todo se beneficia das inovações na tecnologia de produtos e serviços. Basta pensar em como seria o mundo hoje se não existissem a penicilina e todos os avanços da medicina moderna, sem aviões, sem internet, etc.

Além de tudo, o nosso mundo está passando por grandes transformações, tais como as mudanças climáticas, a explosão populacional, o crescimento da demanda por educação, o agravamento das situações de pobreza, etc. Somente com muitas inovações, todos esses problemas poderão ser enfrentados.

O que um projeto precisa ter para ser considerado inovador?

Esta pergunta já foi respondida na primeira questão. O que define se um projeto é inovador ou não são os resultados, que devem ser positivos para todos os públicos interessados.

Quais são as expectativas para o Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros?

Considerando as categorias Produtos e Serviços, Processos e Comunicação, a expectativa é de que:

(1º) sejam apresentados muitos projetos voltados para o atendimento às demandas dos consumidores, tanto em termos de novas e aprimoradas modalidades de seguros, como em termos de processos de atendimento e de comunicação; e

(2º) que essas inovações contribuam para o crescimento do setor como um todo.

Fonte: CNseg