Porto Seguro Agronegócios patrocina Cavalgada no Circuito das Frutas
A Porto Seguro Agronegócios é a patrocinadora da VI Cavalgada do Circuito das Frutas. O evento será realizado em 22 de novembro, tendo como ponto de partida a cidade de Valinhos, no interior de São Paulo. Os participantes passarão por Vinhedo e chegarão até Louveira, em um percurso 100% rural. O objetivo é resgatar tradições como o “tropeirismo” e valorizar a produção e cultura locais.
Além de Valinhos, Louveira e Vinhedo, a região conhecida como Circuito das Frutas abrange os municípios de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí e Morungaba. Para este importante pólo produtor, a Porto Seguro Agronegócios conta com seguros específicos.
O Porto Seguro Pomar, por exemplo, é um produto com garantias para plantações de uva, ameixa, pêssego, figo, nectarina, atemoia, caqui, laranja, limão, tangerina, maçã, manga, goiaba e pera. O final do ano, inclusive, é o período de safra de muitas delas. O seguro cobre os prejuízos causados aos pomares pela ocorrência de granizo.
O coordenador de seguros rurais da Porto Seguro, Joaquim Cesar, afirma que o apoio à Cavalgada é importante para tornar mais conhecida a necessidade desse investimento entre os participantes e produtores. “A fruticultura exige dedicação quase que integral do agricultor. Por isso, é indispensável contar com uma garantia que reponha os prejuízos financeiros provocados por ocorrências naturais sobre as quais não tem controle”, explica.
A linha de produtos da Porto Seguro para o Agronegócio inclui ainda os seguros: Horta, que cobre plantações de alho, cebola, tomates, berinjelas e pepinos; e Grãos, para as culturas do milho e soja.
Incentivo à contratação
Para facilitar a contratação de seguros agrícolas, o produtor pode recorrer aos Programas de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural. São incentivos oferecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pelas Secretarias de Agricultura de alguns Estados (como São Paulo), que assumem parte do valor do seguro.
A subvenção oferecida pelo MAPA atualmente varia de 40% a 60%, dependendo da cultura coberta. Para garantir uma economia maior, o produtor pode solicitar as subvenções custeadas pelos Estados. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por exemplo, assume até 50% do prêmio a ser pago pelo segurado, depois de deduzida a subvenção federal.
Sobre a Porto Seguro
No mercado desde 1945, está entre as principais seguradoras do Brasil. Além de ser responsável pela Azul Seguros, em 2009 passou a controlar as operações da Itaú Seguros de Auto e Residência, após associação com o Itaú Unibanco. Desde 2004, é uma empresa de capital aberto.
Atua em todos os ramos de Seguros Patrimoniais e de Pessoas, que são complementados por outros negócios relacionados com a atividade principal: Automóvel, Saúde Empresarial, Patrimonial, Vida, Previdência, Transportes, Consórcio de Imóveis e Automóveis, Administração de Investimentos, Financiamento, Capitalização, Cartão de Crédito, Proteção e Monitoramento, Serviços a Condomínios e Residências e Telecomunicações.
Fonte: RAF Comunicação