Marco Rossi destaca relevância da Conseguro

Da esquerda para a direita: o presidente da FenaSaúde, Marcio Coriolano; o presidente da FenSeg, Paulo Marracini; o secretário de Políticas de Previdência Complementar, Jaime Mariz de Faria Júnior; o superintendente da Susep, Roberto Westemberg; o presidente da CNseg, Marco Antonio Rossi; o presidente da ANS, José Carlos de Souza Abrahão; o presidente da Fenacor, Armando Vergilio; o presidente da FenaPrevi, Osvaldo do Nascimento e o presidente da FenaCap, Marco Barros (Foto: ArtsStudio)
Ao dar boas-vindas aos mais de 900 participantes da 7ª Conseguro, o presidente da CNseg, Marco Antonio Rossi, antecipou a abrangência das discussões que serão travadas durante o encontro iniciado nesta terça-feira, em São Paulo. Impactos do ajuste econômico para o setor, os efeitos sociais da recessão, o avanço da longevidade e suas implicações nas áreas de Saúde e Previdência Social, a evolução do marco regulatório foram algumas das matérias que estarão no radar dos debatedores.
Além disso, lembrou ele, a CNSeg inova ao oferecer aos participantes um programa que se complementa com outros quatro eventos de elevado nível técnico, referindo-se ao 4º Encontro Nacional de Atuários - ENA - Seminário de Controles Internos e Compliance, 5ª Conferência de Proteção do Consumidor de Seguros e o Seminário de Distribuição de Seguros. Temas importantes e impactantes, como gerenciamento de riscos, tecnologias para o mercado, riscos emergentes e solvência, acrescentou.
“O Brasil vive reconhecidamente um momento de dificuldades. Mas é exatamente neste momento que o mercado segurador propõe-se a transmitir a mensagem de crença no País e na certeza de continuidade do desenvolvimento do setor”, disse ele.
Após lembrar que o mercado cresce na casa de dois dígitos anualmente na última década, acrescentou que o viés de alta persiste neste ano. No primeiro trimestre do ano, sua expansão sobre o mesmo período de 2014 alcançou 13,8%. Já as provisões técnicas do mercado já tinham superado a casa de 600 bilhões até junho último, mostrando o forte papel de investidor institucional do mercado.
Ele deixou claro que, por meio de diálogo com governo e reguladores e pesquisas, o setor tem condições de olhar para um futuro engrandecedor da atividade.
Também participaram da solenidade representantes dos órgãos de supervisão do mercado segurador- Susep e ANS- e dos corretores de seguros. Roberto Westenberger, superintendente da Susep, e José Carlos Abrahão, diretor-presidente da ANS, fizeram breve discursos listando as ações que consideram mais relevantes para o mercado, ao passo que o presidente da Fenacor, Armando Vergilio, cobrou mais apoio do governo para um crescimento ainda mais consistente do mercado.
Leia abaixo a íntegra do discurso do presidente da CNseg
SENHORAS E SENHORES,
A CONSEGURO É UM EVENTO IMPORTANTE PARA O MERCADO SEGURADOR BRASILEIRO. NELE, O SETOR TEM A HONRA DE RECEBER AUTORIDADES DOS TRÊS PODERES DA REPÚBLICA: MINISTROS DE ESTADO, DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DIRIGENTES DOS GOVERNOS FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL.
COM MUITA SATISFAÇÃO TAMBÉM SE RECEBE NESTA CONFERÊNCIA OS TITULARES DA SUSEP E DA ANS, ÓRGÃOS SUPERVISORES, BEM COMO OS CORRETORES DE SEGUROS, AQUI REPRESENTADO PELO PRESIDENTE DA NOSSA FENACOR PARCEIROS INDISPENSÁVEIS À ATIVIDADE DESEMPENHADA PELAS EMPRESAS DO SETOR.
COM MAIS DE 1000 INSCRIÇÕES OFICIAIS, TEM-SE AQUI E AGORA A OPORTUNIDADE DE O SETOR APRESENTAR AO PAÍS AS REALIZAÇÕES DAS EMPRESAS QUE O COMPÕEM. É SOBRETUDO A OCASIÃO EM QUE O MERCADO SE ABRE ÀS NOVAS IDEIAS TRAZIDAS POR 108 CONFERENCISTAS DO MAIS ALTO NÍVEL DO BRASIL E DO EXTERIOR.
EM SÍNTESE, NUMA LINGUAGEM MAIS DIRETA, A CONSEGURO É O ÁPICE DOS EVENTOS SECURITÁRIOS, A REUNIÃO DO QUE MAIS INTERESSANTE SE FEZ E SE PRETENDE FAZER NAS ATIVIDADES DE SEGURO PRIVADO, PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR ABERTA, CAPITALIZAÇÃO E SAÚDE SUPLEMENTAR.
NESTA 7ª CONSEGURO, A CNSEG INOVA AO OFERECER AOS PARTICIPANTES UM PROGRAMA QUE SE COMPLEMENTA COM OUTROS QUATRO. ALÉM DA CONFERÊNCIA PROPRIAMENTE DITA, EM PARALELO, TRANSCORRERÃO OUTROS EVENTOS DE ELEVADO NÍVEL TÉCNICO, QUAIS SEJAM, O 4º ENCONTRO NACIONAL DE ATUÁRIOS – ENA, O SEMINÁRIO DE CONTROLES INTERNOS E COMPLIANCE, A 5ª CONFERÊNCIA DE PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR DE SEGUROS E, AINDA, UM SEMINÁRIO DE DISTRIBUIÇÃO DE SEGUROS. ECONÔMICOS, FINANCEIROS, SOCIAIS, TÉCNICOS ATUARIAIS, PROTEÇÃO AO CONSUMIDOR, REGULÁTORIOS, DISTRIBUIÇÃO, EDUCAÇÃO FINANCEIRA, DEMOGRAFIA, LONGEVIDADE (SAÚDE E PREVIDÊNCIA), INVESTIMENTOS, GERENCIAMENTO DE RISCOS, SOLVÊNCIA, TECNOLOGIA, RISCOS EMERGENTES, SOBRE TODOS OS PRODUTOS E SEGMENTOS DE NOSSA INDÚSTRIA....
CONSEGUE-SE ASSIM ECONOMIA DE CUSTOS E AO MESMO TEMPO COBERTURA PLENA DOS TEMAS, AO REUNIR-SE NUM MESMO LOCAL E PERÍODO TODOS AQUELES QUE POSSAM APORTAR CONTRIBUIÇÕES, OS QUE DESEJAM DEBATER OS ASSUNTOS OU, MAIS SIMPLESMENTE, APRENDER.
POIS BEM. O BRASIL VIVE RECONHECIDAMENTE UM MOMENTO DE DIFICULDADES. MAS É EXATAMENTE NESSE MOMENTO QUE O MERCADO SEGURADOR PROPÕE-SE A TRANSMITIR A MENSAGEM DE CRENÇA NO PAÍS E NA CERTEZA DA CONTINUIDADE DO DESENVOLVIMENTO DO SETOR.
E EXISTEM BOAS RAZÕES PARA ESSA POSTURA DE REALISMO POSITIVO, QUE ENCONTRA RESPALDO NOS NÚMEROS DO MERCADO. COMO SE PÔDE VER DO VÍDEO HÁ POUCO PROJETADO, O SETOR DE SEGUROS VEM CRESCENDO HÁ VÁRIOS ANOS EM PERCENTUAIS NA CASA DE DOIS DÍGITOS, EM NÍVEIS MUITO SUPERIORES AO DO PIB BRASILEIRO. NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2015, POR EXEMPLO, O SETOR COMO UM TODO CRESCEU NADA MENOS QUE 13,8% EM COMPARAÇÃO AO MESMO PERÍODO DE 2014.
CERTAMENTE, VAI-SE TER, AO LONGO DESTE EVENTO, UMA VISÃO GERAL E ESPECÍFICA DOS NÚMEROS DE MERCADO. CONTUDO, VALE REFORÇAR ALGUMAS CIFRAS CHAVE.
EM 2014, A PARTICIPAÇÃO NO PIB DO MERCADO SEGURADOR, AÍ INCLUÍDOS OS SEGMENTOS DE SEGUROS, PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR ABERTA, CAPITALIZAÇÃO E SAÚDE SUPLEMENTAR, ALCANÇA CERCA DE 6%, PERCENTUAL PRÓXIMO DOS PREVALECENTES EM ECONOMIAS DESENVOLVIDAS.
AS PROVISÕES TÉCNICAS DO SETOR, EM JUNHO ÚLTIMO, CHEGARAM AO IMPRESSIONANTE TOTAL DE R$ 630 BILHÕES, APLICADAS EM SUA MAIOR PARTE EM TÍTULOS PÚBLICOS. ESSAS PROVISÕES CONSTITUEM POUPANÇA DE LONGO PRAZO E CONTRIBUEM SIGNIFICATIVAMENTE PARA A ECONOMIA DO PAÍS.
A TÍTULO DE RETORNO À SOCIEDADE, COMO INDENIZAÇÕES, BENEFÍCIOS DE PREVIDÊNCIA PRIVADA E RESGATES DE CAPITALIZAÇÃO, TEM-SE QUE, EM 2014, AS EMPRESAS DO SETOR PAGARAM A SEUS CLIENTES O MONTANTE DE R$ 207 BILHÕES.
O TEMA GERAL DA CONSEGURO, A EVOLUÇÃO DO MERCADO SEGURADOR, AFIGURA-SE AMPLO O BASTANTE PARA ABRANGER TODAS AS VERTENTES DE INTERESSE DO MERCADO MAS SUFICIENTEMENTE PRECISO PARA APONTAR UMA DIREÇÃO: PARA FRENTE.
A CADA CONSEGURO, ENXERGA-SE O QUE FAZ E O QUE SE PODE E DEVE FAZER.
POR MEIO DA SUA DIRETORIA E COM A COLABORAÇÃO DOS PRESIDENTES DE SINDICATOS, A CNSEG ELABOROU DIVERSOS E RELEVANTES PROJETOS. É COM JUSTO ORGULHO QUE SE PODE ASSINALAR O CUMPRIMENTO DE IMPORTANTES METAS TRAÇADAS NO INÍCIO DO MANDATO.
CABE CITAR ALGUNS DESSES PROJETOS E AÇÕES PLENAMENTE REALIZADOS OU EM FASE DE CONCLUSÃO AINDA NO ATUAL MANDATO:
- EQUACIONAMENTO DAS QUESTÕES FINANCEIRAS E JURÍDICAS RELACIONADAS AO SEGURO HABITACIONAL;
- CRIAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL-CNSEG – PRIMEIRO EXAME A SER REALIZADO EM NOVEMBRO PRÓXIMO, DIRIGIDO A PROFISSIONAIS DO MERCADO, PARA AVALIAÇÃO DE SEUS CONHECIMENTOS EM TODOS OS ASPECTOS RELEVANTES DO MERCADO SEGURADOR, PERMITINDO E INCENTIVANDO A SUA ASCENSÃO PROFISSIONAL;
- REFORMULAÇÃO E AMPLIAÇÃO DAS ESTATÍSTICAS DO MERCADO SEGURADOR COM NOVOS PRODUTOS COMO CADERNO DE ESTATÍSTICAS, RELATÓRIO INTERATIVO, PROJEÇÕES E, EM PLENO ANDAMENTO, O PROJETO DE CESSÃO DE DADOS DE GESTÃO DAS ASSOCIADAS, EXTENSA BASE DE DADOS QUE PERMITIRÁ UMA VISÃO APROFUNDADA DOS PRODUTOS E DAS COBERTURAS EXISTENTES;
- INCREMENTO DA CENTRAL DE SERVIÇOS, COM A DISPONIBILIZAÇÃO PARA AS ASSOCIADAS DE NOVOS SERVIÇOS E PRODUTOS, DE EFETIVO AUXÍLIO NA GESTÃO DE SEUS NEGÓCIOS;
- AMPLIAÇÃO E REFORÇO DAS ATIVIDADES DO ESCRITÓRIO DE BRASÍLIA, ONDE SÃO DISCUTIDOS E TRATADOS OS TEMAS DE INTERESSE DO MERCADO SEGURADOR, ESPECIALMENTE NOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO FEDERAIS;
- O GOVERNO E PRINCIPALMENTE OS REGULADORES NECESSITAM CONTINUAR CONSTRUINDO SUAS AÇÕES E TRANÇANDO SUAS POLÍTICAS ATRAVÉS DO DIÁLOGO, DE PESQUISAS E DO PERFEITO ENTENDIMENTO DE COMO O MERCADO SEGURADOR DEVE SE FORTALECER ATRAVÉS DE PRÁTICAS CADA VEZ MAIS SEGURAS E SEMPRE
BUSCANDO A MODERNIDADE EM UMA ERA ONDE O CONSUMIDOR EM TODAS AS SUAS DIMENSÕES JÁ NÃO PENSA E DECIDE COMO A POUCOS ANOS ATRÁS. ESTÁ NOVA SOCIEDADE ÁVIDA POR INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO NECESSITA TER ACESSO AO MUNDO DO SEGUROS UTILIZANDO TECNOLOGIA PRESENTES HOJE EM TODOS OS SETORES DE NOSSAS VIDAS.
- VALORIZAÇÃO DO CORPO FUNCIONAL, COM A IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS COLABORADORES;
- CONSOLIDAÇÃO DA ESTRUTURA SINDICAL, POR MEIO DA SOLUÇÃO DADA À ATIVIDADE DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR ABERTA, AJUSTAMENTO DOS ESTATUTOS DE TODOS OS SINDICATOS REGIONAIS ATRAVÉS DE PROCESSO DE MEDIAÇÃO EM PROMOVIDO PELO MINISTÉRIO DO TRABALHO;
- EVOLUÇÃO DAS QUESTÕES FINANCEIRAS RELACIONADAS AO SEGURO RURAL;
- ELABORAÇÃO DO PROJETO DE LEI DE CRIAÇÃO DO PRODUTO VGBL SAÚDE, RECENTEMENTE APROVADO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS; A PROPÓSITO, ABREM-SE PARÊNTESES PARA MENCIONAR A DENODADA E EFICIENTE ATUAÇÃO DO DEPUTADO LUCAS VERGÍLIO NA APROVAÇÃO DO TEXTO;
- INTEGRAÇÃO COM A FEDERAÇÃO INTERAMERICANA DE EMPRESAS DE SEGUROS-FIDES, E COM OS PAÍSES IBERO LATINO AMERICANOS COM ADOÇÃO DE DIVERSAS AÇÕES NO SENTIDO DA INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOS MERCADOS;
- INSTITUIÇÃO E LANÇAMENTO DA REVISTA JURÍDICA DE SEGUROS, JÁ EM VIAS DE EDIÇÃO DO TERCEIRO NÚMERO;
- OS GANHOS DE EFICIÊNCIA TRAZIDOS PELAS NOVAS TECNOLOGIAS SÃO INQUESTIONÁVEIS. O NOSSO GRANDE DESAFIO, AGORA, É OFERECER PRODUTOS QUE POSSAM SER COMERCIALIZADOS EM MÚLTIPLAS PLATAFORMAS.
- A EVOLUÇÃO CONSTANTE DE NOSSOS SISTEMAS, O APRIMORAMENTO DA SEGURANÇA DIGITAL, A OFERTA DE PLATAFORMAS PARA AMPLIAR OS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO SÃO ALGUMAS DAS ÁREAS EM QUE AS SEGURADORAS TÊM INVESTIDO BASTANTE NOS ÚLTIMOS ANOS. A OFERTA DE PRODUTOS MAIS ADEQUADOS AO PERFIL E NECESSIDADES DO SEGURADO SERÁ O GRANDE BENEFÍCIO A LONGO PRAZO.
AO OLHAR PARA O FUTURO, É CERTO QUE AS TESES, OS EXEMPLOS E AS PROPOSTAS QUE VÃO SURGIR NESTA 7ª CONSEGURO SERÃO FUNDAMENTAIS PARA A EVOLUÇÃO DO MERCADO SEGURADOR. PARA ISSO, O EVENTO CONTA COM BRILHANTES PALESTRANTES E ATENTOS PARTICIPANTES, ALÉM DO ENTUSIASMO DE TODOS.
MUITO OBRIGADO.
Fonte: CNseg
Últimas notícias: MBAs ainda aceitam inscrições
Especialistas sugerem diferentes seguros para cada safra agrícola
Danos em Estacionamentos