Escola protegida

Hoje, a qualidade do ensino oferecido não é a única preocupação das escolas. Mesmo seguindo os padrões mais rigorosos de segurança e qualidade de gestão, o ambiente escolar está suscetível a imprevistos. Perdas financeiras causada por erros administrativos, inadimplência, acidentes envolvendo estudantes ou quadro de funcionários e até mesmo casos de bullyng são alguns dos eventos que podem ser cobertos pelas apólices do seguro de Responsabilidade Civil.

Alvaro Igrejas, diretor de riscos corporativos da corretora de seguros Willis, explica que a modalidade existe no mercado desde 2012, entretanto, sua procura ainda é pequena. “Apesar das coberturas oferecerem ampla proteção às instituições de ensino, a busca ainda é tímida por falta de conhecimento desse seguro”, explica o especialista.

O investimento em seguros de Responsabilidade Civil tem se mostrado tão necessário para escolas que está sendo recomendado, inclusive, por entidades representativas do setor, como o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (Sieesp).  

Os maiores contratantes das apólices de Responsabilidade Civil para Escolas são, principalmente, por redes de ensino de grande e médio porte. Entretanto, os seguros também podem ser contratados por outros tipos de estabelecimentos na área educacional, como escolas de idiomas e faculdades. As apólices envolvem quantias variadas, pois suas coberturas são definidas de acordo com as necessidades da escola interessada. “No processo de contratação, seguradoras e corretoras analisam diversas informações, como por exemplo, o histórico de ocorrências relacionadas a danos morais, número de alunos ativos, idade dos estudantes, tempo de permanência na instituição, incidências na região em que fica localizada a escola; tudo o que pode condicionar a uma exposição e risco do contratante”, esclarece Igrejas.

Fonte: Virta Comunicação Corporativa

Últimas notícias: Campanha orienta idosos sobre direito a gratuidade no transporte 
                           Brasil assume compromisso com ONU de melhorar transporte público​ 
                           Comissão de Leilão contempla municípios do planalto norte catarinense