Brasil assume compromisso com ONU de melhorar transporte público

O sistema de transportes nacional deverá passar por transformações para oferecer mais segurança aos passageiros. Este é o compromisso firmado pelos 193 países membros da Organização das Nações Unidas na nova agenda global sobre o desenvolvimento sustentável, aprovada em encontro de líderes da cúpula na última semana, em Nova York.

A meta é ampliar a segurança no trânsito usando o transporte público como principal meio, especialmente no atendimento as necessidades de pessoas em situação de vulnerabilidade, como os idosos.

A nova agenda mantém a meta de reduzir pela metade as mortes e feridos em acidentes de trânsito na década 2010/2020. O documento, intitulado “Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” reforça o compromisso dos países que estarão reunidos em 18 e 19 de novembro, em Brasília (DF), para a 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito – Tempo de Resultados. O evento irá avaliar a Década de Ação para a Segurança no Trânsito 2011-2020 e o progresso dos países na implementação do Plano Global para a Década de Ação.

“É um novo compromisso assinado pelos Estados-membros na Cúpula da ONU, e ele também estará sendo discutido e inserido na Carta de Brasília ao final da Conferência Global”, observa o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antonio Nardi. “Temos agora, entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas a serem buscadas por todos os países na questão da mobilidade”, destaca.

Participam da formatação do Plano de Enfrentamento à Violência no Trânsito oito ministérios brasileiros. O foco é combater a epidemia de mortes em acidentes, principalmente os que envolvem motociclistas.

A agenda aprovada no final de semana consiste em uma declaração contendo 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas, uma seção sobre meios de implementação e uma renovada parceria mundial, além de um mecanismo para avaliação e acompanhamento. A agenda é única em seu apelo por ação a todos os países – pobres, ricos e de renda média.

Segurança Viária
O Brasil será palco de encontro mundial para debater a violência no trânsito. A “2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito – Tempo de Resultados”, busca reafirmar o engajamento da comunidade internacional em torno das ações para frear as 1,2 milhão de mortes no mundo e traumas físicos de 50 milhões e pessoas em decorrência de acidentes.

O Brasil, que se voluntariou para sediar o evento, é um dos Amigos da Década de Ação para a Segurança no Trânsito – um grupo informal comprometido com o sucesso do plano global, integrado também por Federação Russa, Estados Unidos, Espanha, França, Austrália, Argentina, Costa Rica, Índia, México, Marrocos, Nigéria, Omã, Filipinas, África do Sul, Suécia, Tailândia, Turquia, Uruguai, Organização Mundial de Saúde, Banco Mundial, Comissão Econômica para a Europa, Comissão Global pela Segurança no Trânsito (vinculada à Federação Internacional de Automobilismo) e Parceria Global pela Segurança no Trânsito (Vinculada à Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho).

Fonte: Radar Nacional