Produção na indústria retrocede em 2015

Não foi por acaso que as seguradoras que atuam com riscos industriais e algumas linhas de massificados notaram algum recuo nas coberturas voltadas para esta atividade econômica. Dados do IBGE confirmam que a produção industrial brasileira recuou 8,3% no ano passado, seu pior desempenho na série histórica. E, pior, não há qualquer indicação de recuperação este ano, considerando a confiança estremecida do setor.

As indústrias enfrentam retração na demanda pelo forte recuo de investimentos. Em dezembro, a produção caiu 0,7 % sobre o mês anterior. Foi a sétima queda seguida, numa sequência inédita de perdas na série histórica iniciada em 2002.

Na comparação com o mês de 2014, o IBGE constatou queda foi de 11,9%, 22º resultado negativo consecutivo até dezembro. No acumulado de 2015, o resultado superou com folga o pior desempenho registrado anteriormente pela indústria, a queda de 7,1 % ocorrida em 2009, no auge da crise internacional.

Entre os fatores destacados pelo mau desempenho, a indústria nacional conviveu com forte contração econômica, profunda fraqueza da confiança de empresários, provocando queda dos investimentos e baixa do consumo. Isso num momento de alta do desemprego e inflação em dois dígitos.

Fonte: CNseg

Últimas notícias: Cursos de extensão inéditos no Rio de Janeiro
                                BC publica regras para uso do Seguro Garantia
                                Comissão de Sustentabilidade incorpora Inovação ao seu nome