Oito dicas para proteger a residência durante viagens prolongadas

Seguro residencial

Quem planeja viajar de férias ou em feriados prolongados pensa logo em fazer um seguro viagem, mas às vezes se descuida da proteção da residência. A inspeção na rede elétrica e instalações de gás, além de um seguro residencial, podem evitar alguns infortúnios na casa que ficará vazia. CNseg, FenaPrevi e FenSeg listam dicas para proteger o imóvel:

Custos

O custo para ter a casa protegida é muito mais baixo do que se imagina. Com um valor médio anual de R$ 350, pode-se contratar um seguro bem adequado, que proteja o principal patrimônio contra danos causados por enchentes, raios, explosão, ventos fortes. Inclusive a responsabilidade civil, ou seja, danos causados a terceiros pelos moradores.

Cobertura básica

A cobertura básica protege o imóvel contra incêndio, raio e explosão. Porém, pode incluir cobertura contra roubo e furto qualificado, atos da natureza, danos elétricos, hoje, bastante frequentes. É importante procurar um corretor de seguros para obter uma cotação e análise das melhores alternativas de proteção, de acordo com o perfil do cliente.

Serviços emergenciais

Não se pode deixar de mencionar os serviços de assistência emergenciais e de conveniência, que são disponibilizados juntos com os produtos de seguro: serviços de encanador/bombeiro, eletricista e chaveiro. Profissionais da rede referenciada das seguradoras, o que é muito importante para a segurança do segurado, comodidade e controle do seu custo.

Instalações elétricas

A FenSeg disponibiliza cartilhas com uma série de dicas e medidas que aumentam a segurança de toda a família e até a da vizinhança. Uma diz respeito às instalações elétricas. É importante não deixar aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos ligados desnecessariamente nas tomadas porque pode ocorrer uma eventual sobrecarga elétrica e até incêndios.

Gás

Veja quais as regras de instalação de aparelhos movidos a gás. Para ver se há vazamentos, use uma esponja com sabão e espalhe espuma em volta da conexão entre o aparelho e o cano ou botijão. Se bolhas se formarem, o gás está vazando. Caso sinta cheiro forte de gás, não acenda ou apague a luz, nem ligue aparelhos elétricos. Abra portas e janelas.

Lâmpadas

Podem esquentar muito ao permanecerem ligadas por longos períodos, causando incêndios se entrarem em contato com roupas, lençóis etc. Dê preferência às lâmpadas fluorescentes no lugar das incandescentes, que não esquentam tanto e gastam menos energia. Evite deixar luminárias ou lâmpadas auxiliares acesas durante a noite.

Subtração de bens

Ao se ausentar por períodos prolongados, procure não deixar vestígios de que o imóvel esteja desocupado, evitando situações como acúmulo de jornais, revistas ou luzes acesas durante todo o período da ausência.

Fonte: O Globo