Executivo da Porto Seguro comenta os resultados da companhia


Conforme divulgado recentemente, em 2019, a Porto Seguro teve um lucro líquido de R$ 1,387 bilhão, 5% acima do ano anterior. O quarto trimestre encerrou com um aumento de 5% nos prêmios de seguro, sendo mais de 2% para Auto, próximo ou superior a 10% em seguros Saúde, Vida e Riscos Financeiros e de 7% para seguros Patrimoniais. Um total de R$ 4,1 bilhões em prêmios auferidos. 

A começar pelo seguro de Automóvel, Celso Damadi, vice-presidente de Finanças, Controladoria, Investimento e Planejamento da Porto Seguro, conta que um dos principais fatores para o crescimento da carteira foi o reposicionamento frente à concorrência, principalmente no quarto trimestre, mas sempre buscando crescimento com resultado. 

“No ano passado, nós ficamos mais competitivos em preço. No quarto trimestre a concorrência fez um reposicionamento nesse sentido, o que já tínhamos feito antes. Nós vínhamos crescendo menos nos trimestres anteriores em Auto e conseguimos no último trimestre um crescimento bastante razoável em relação aos outros trimestres. Crescemos em frota e em prêmio, foi um quarto trimestre bom para o seguro de automóvel”. 

Também influenciou no resultado da carteira o lançamento, em agosto, de uma nova condição de pagamento: de dez vezes sem juros pelo cartão de crédito da Porto Seguro. “Isso alavancou as vendas do seguro e as de cartão de crédito. Atingimos em dezembro a marca de 1,050 milhão de cartões de crédito ativos, que para nós são os que fazem pelo menos uma compra a cada mês, uma marca inédita nesta carteira, de quase 2,5 milhões de cartões”. 

Saúde, Vida e Riscos Financeiros 

Durante todo o ano de 2019, a companhia teve crescimento no Saúde, sendo de 18% no último trimestre. “Nós focamos muito na carteira PME, que cresceu 31%. É um produto que a gente vem reposicionando o preço e encontrando um nicho de cliente bem lucrativo. Tivemos não apenas crescimento, mas crescimento com lucratividade. Nos últimos anos, o Saúde é um produto que a gente vem ganhando produtividade em despesas administrativas, tivemos melhoria de processo, de rede e estamos com um preço bem competitivo. Estamos com uma tendência de crescimento muito boa para este segmento”. 

No Vida, a Porto também registrou crescimento no empresarial e no individual em 2019, este último de 17%. “No Brasil, o Vida ainda é um seguro que as pessoas têm pouco conhecimento sobre os seus benefícios e nós temos conseguido uma penetração muito grande no canal corretor, estamos ampliando muito a quantidade de corretores que estão vendendo seguro de Vida, o que também está ajudando muito a crescermos dois dígitos neste produto, principalmente no individual”. 

Seguros patrimoniais 

Carteira que teve um crescimento de 7% no volume de prêmios, resultado que o executivo atribui ao investimento em sistemas e em processos internos. “Em Ramos Elementares lançamos produtos, investimos milhões em processos e em novas regras de aceitação. O risco pode aumentar um pouco, mas também aumenta a base de clientes. E investimos em vistoria eletrônica. Nós temos tido nesta carteira um crescimento de receita bem satisfatório, dentro do que está no nosso planejamento”. 

Destaque também para a companhia é a agilidade no lançamento de novos produtos, desde a concepção até a aprovação por parte da Susep. “Nós temos lançado novos produtos que têm uma grande demanda, como para bicicleta e D&O. Nós estamos investindo bastante nessa linha e o nosso sistema atual permite lançarmos um novo produto em dois ou três meses, o que antigamente demorava cerca de um ano”, compara. 

Diversificação 

Damadi ressalta que a estratégia da companhia é a verticalização. “Nós temos o Automóvel que nos permite ter um cross selling muito grande com o cliente, proporcionando ao corretor vender outros produtos. Temos melhorado os nossos processos internos para também ajudá-lo a fazer as vendas, eles estão nos ajudando a fazer isso e estão ganhando muitos clientes com isso”. 

Prova disso, diz o executivo, é que eles estão crescendo em Vida, RE e Saúde neste ano, muito mais do que cresciam no passado. “Diversificando muito mais a nossa carteira com esses outros produtos, que têm uma rentabilidade muito satisfatória”. Especificamente o Vida, ele comenta que o importante é o corretor 

fazer a oferta certa do seguro que tenha o perfil do cliente.

“Tem que ter uma inteligência analítica muito forte para ofertar o seguro certo, desta forma, o índice de conversão vai para cima. Estamos melhorando cada vez mais este índice e queremos melhorar ainda mais. Nesse ano, nós estamos trabalhando fortemente nisso. A nossa expectativa é muito boa em relação à melhor oferta para o cliente, o que já está dando muitos resultados para nós”, conclui.

Fonte: Revista Cobertura - Seguro Gaúcho