Linha do Tempo - 96 anos do SindsegSC: Nacionalização do Seguro

O período foi marcado pela nova legislação trabalhista do Governo Vargas e pela nacionalização do seguro, cujo princípio foi estabelecido pela Constituição de 1937.

Destacam-se também, a transformação dos Comitês de Seguros nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo em sindicatos; a criação do seguro obrigatório contra riscos de incêndios e transportes para comércio, indústria e concessionários de serviços públicos; e a criação do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB).

Em virtude do expressivo crescimento industrial verificado no Vale do Itajaí (em torno de 40% na década), começou a ser cogitada a transferência da sede do Comitê Mixto Catharinense de Seguros de Florianópolis para Blumenau, usando-se como argumento também sua situação geográfica e o fato de ser então o centro segurador mais importante do Estado.

A nacionalização do seguro promulgado na Constituição de 1937 teve como consequência o Decreto nº 5.901 de 1940 que criou os seguros obrigatórios para comerciantes, industriais e concessionários de serviços públicos, pessoas físicas ou jurídicas, contra o risco de incêndio e transporte (ferroviário, rodoviário, aéreo, marítimo, fluvial ou lacustre).

Acompanhe as ações comemorativas pelos 96 anos do SindsegSC no portal de informações www.sindsegsc.org.br, newsletter Informe SindsegSC e Facebook.

Fonte: SindsegSC - Sindicato das Seguradoras.