Linha do Tempo - 96 anos de SindsegSC: Um novo olhar

As ações do SindsegSC de 2005 a 2010 mostraram cada vez mais o espírito de crescimento da entidade, que intensificou os programas de capacitação profissional e expandiu a atuação na comunidade no que tange chamar a atenção para temas discutidos, como os problemas de trânsitos e as mudanças climáticas.
Confira abaixo principais ações realizadas pelo SindsegSC, que além de estabelecer um novo olhar sobre suas ações, transformou a realidade de muitas pessoas, integrando os profissionais do mercado de seguros com o bem-estar da sociedade.

2005 (27 junho) - Alteração da denominação de CERESE, para o Comissão Automóveis, com a coordenação de Carlos Gabriel Prezensky, da Sul América Seguros.

2005 - Eleição de nova Gestão da diretoria.

Quadro Diretivo 2005/2008
Presidente: Paulo Lückmann
Vice-Presidente: Carlos Gabriel Prezenszky
Diretores: Caio Cezar Valli Junior, Joacir de Oliveira, Vilson Aires de Souza, Rogério Schmalfuss, Isair Paulo Lazzarotto, Carlos Westphal Neto, Alcides Guerra, Nelson Libardi, Antônio Thomaz Viana, Rogério Luiz Spezia e Mauro Luiz de Oliveira
Conselho Fiscal: Leonardo Pontaldi Junior, Roberto Stechinski, Paulo Sérgio Rodrigues
Suplentes: Lirian Koser de Oliveira, Jakson Trento, e Rogério Weber

2006 (1 e 2 de dezembro) - A 1ª Conferência Catarinense de Seguros em Santa Catarina – CONSEGUROSC, foi o primeiro evento do gênero a realizar-se no estado. Esta Conferência trouxe palestras e procurou debater questões sociais e econômicas, contando com uma Exposição de Produtos e Serviços para o mercado de seguros.


2006 (10 de maio) - Constituição do Grupo de Trabalho de Chapecó, que teve Rossano Fernandes Urnau, da Mapfre Seguros S.A, como primeiro coordenador.

2007 - Reforma estrutural da sede.

2007 - Eleição de novo Quadro Diretivo Gestão 2007/2010

Quadro Diretivo 2007/2010
Presidente: Paulo Lückmann
Vice-Presidente: Rogério Schmalfuss
Diretores: Carlos Westphal Neto - Diretor Secretário (1º) Alcides Guerra - Diretor Secretário (2º) Nelson Libardi - Diretor Tesoureiro (1º) Antônio Thomaz Viana - Diretor Tesoureiro (2º) Rogério Luiz Spezia, Mauro Luiz de Oliveira, Leonardo Pontaldi Júnior, Roberto Stechinski,e Paulo Sérgio Rodrigues
Conselho Fiscal: Jakson Trento, Rogério Weber, e Marco Cabãnero
Suplentes: Afonso Kluegger, Irineu Otte, e  Alfredo de Camargo Muccillo

2007 - Lei estabelece a abertura do Resseguro. A lei complementar nº 126, proposta pelos deputados Francisco Dornelles e Nelson Marquezelli, dispõe sobre a política de resseguro, retrocessão e sua imediação, as operações de co-seguro, as operações de seguro no exterior e as operações em moeda estrangeira do setor securitário. Define os tipos de resseguradores: local, admitido e eventual (Fonte: Fenaseg).

2007 - Novo modelo de Representação Institucional do Mercado, Criação das Federações Associativas. O Novo Modelo de Representação Institucional do Mercado Segurador foi feita com base na consultoria da AT Kaerney e ampla consulta ao mercado, implicando na criação da base territorial dos sindicatos e na criação de quatro Federações associativas: FenSeg; FenaPrevi; FenaSaúde e FenaCap, cujas diretorias foram eleitas pelo voto direto das seguradoras filiadas. O novo modelo também aponta para a criação da Confederação e mantém a Fenaseg com entidade de representação sindical do mercado (Fonte: Fenaseg).
2007 - Lançamento da Campanha do Agasalho, a primeira campanha social do SindsegSC, que envolveu os Grupos de Trabalho e que arrecadou em seus 5 anos de existência (2007-2011) cerca de 57.524 peças doadas a 48 entidades.

2008 - Criação da Seguradora Líder, administradora do seguro DPVAT. A Seguradora Líder surgiu da necessidade de aprimorar o Seguro DPVAT, que precisava de seguradora especializada em sua administração. Foi através do Conselho Nacional de Seguros Privados – CNSP e de sua resolução de n º 154 de 08 de dezembro de 2006, e da Portaria nº 2.797/07 que a seguradora foi criada, iniciando suas operações em 2008 (Fonte: Seguradora Líder).

2008 - Crise econômico-financeira mundial. A crise financeira internacional atingiu fortemente o setor segurador em vários países, especialmente nos Estados Unidos. No Brasil, o mercado segurador resistiu bem, registrando crescimento nos tempos adversos e confirmando sua efetiva solidez. Normas regulatórias da SUSEP contribuíram para que as seguradoras brasileiras superassem a crise, entre elas: Cálculo das Reservas Técnicas; Provisão Complementar de Prêmios; Regras de Aplicações de Ativos Vinculados a Reservas (75% dos ativos do setor estão vinculados a títulos do governo federal); Fiscalização – Controle e Transparência (constituição de auditoria interna prática de fiscalização in house); Informações e Controles Internos (o FIP permite cruzamento e análise de dados com informações completas da situação econômica e patrimonial de cada seguradora); (Fonte: Fenaseg).

2008 - Lei nº 126 e resoluções CNSP nº 173 definem as normas de operação de resseguro.

2008 - Criação da CNseg – Confederação Nacional de Seguros Gerais, Previdência Complementar e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização.

2008 - Ato do CNSP designa os membros da Comissão Consultiva de Microsseguro. O Ato CNSP nº 13 define que a Comissão de Microsseguro será constituída por representantes das seguintes entidades: Ministério Público, SUSEP, Banco Central, Ministério da Previdência Social, Fenaseg, Fenacor e Funenseg.

2008 - Demonstrando o espírito de solidariedade da entidade, o SindsegSC se mobilizou para ajudar às famílias atingidas pela Calamidade em Blumenau.

2008 - Comemoração especial com as Associadas no Dia da Mulher.

2008 - Confraternização de Encerramentos das Atividades SindsegSC com profissionais que durante este ano,2008, estiveram envolvidos com as atividades da entidade. Na oportunidade foi realizada a Campanha Natal Solidária, com doações de brinquedos para crianças carentes.

2009 - Palestra “Por que Vida?” com Samy Hazan em Blumenau.

2009 - Palestra “Efeitos da Lei Seca no Contrato de Seguros” em Blumenau.

2009 - Lançamento do primeiro Portifólio e apresentação do primeiro vídeo institucional ao mercado.

2009 - Palestra Viver Seguro com Prof. Marins.

2009 - Participação do SindsegSC no 8º FUCCA – Festival Universitário da Canção Cultura e Arte, onde o sindicato expôs um veículo sinistrado a fim de chamar atenção para a imprudência no trânsito e a importância da conscientização.

2010 - Em conjunto com o SETERB e a Prefeitura de Blumenau, o SindsegSC participou do Feirão do Carro Acidentado, onde disponibilizou carros sinistrados para exposição evidenciando a preocupação com a vida e o respeito as normas de trânsito. A exposição recebeu cerca de 31 mil visitantes em 30 dias.

2010 - Projeto PIC JAC – Projeto de Integração e Capacitação Comunitária e de Jovens e Adolescentes da Comunidade, atingindo mais de 2.000 crianças.

2010 - Neste ano o SindsegSC recebeu menção de louvor da Câmara de Vereadores de Blumenau.

2010 - Painel de Mudanças Climáticas: causas e efeitos, que trouxe debate sobre o tema à comunidade aos órgãos públicos.

2010 - Lançamento de inovações no setor de comunicação: Capital Intelectual, Personalidades que agregam valor ao mercado de seguros: Newsletters Informe SindsegSC e Destaque das Associadas

2010 - Eleição de nova Gestão da Diretoria

Quadro Diretivo 2010/2013
Presidente: Paulo Lückmann
Vice-Presidente: Marco Cabañero
Diretores: Rogério Luiz Spezia – Diretor Secretário (1º) Leonardo Pontaldi Jr. – Diretor Secretário (2º) Alfeu José Smaniotto – Diretor Tesoureiro (1º) Afonso Klueger – Diretor Tesoureiro (2º) Paulo Sérgio Rodrigues, Irineu Otte, Rogério Weber, e Germano Silvestrin
Conselho Fiscal: Gustavo Rey de Carvalho, Felipe Carvalho, e Sidnei Senhorini
Suplentes: Fabricio Cardozo, Jaime R.N. Borges, e Fátima de Oliveira

2010 - Comemoração da Posse da Diretoria triênio 2010/2013 e homenagem aos Presidentes pelos 20 anos de SindsegSC.

Acompanhe as ações comemorativas pelos 96 anos do SindsegSC no portal de informações www.sindsegsc.org.br, newsletter Informe SindsegSC e Facebook.


Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras