Líderes do G20 nivelam importância da sustentabilidade à da pandemia

Este é o boletim informativo semanal sobre os temas de Sustentabilidade e Inovação. Trata-se de um compilado de notícias extraídas de fontes nacionais e internacionais, incluindo o Boletim da Federação Internacional de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês), disponibilizado semanalmente no site da CNseg.

Confira também a Conjuntura CNseg nº 34, uma análise mensal do estado dos segmentos de Seguros com o objetivo de examinar aspectos econômicos, políticos e sociais que podem exercer influência sobre o Mercado Segurador brasileiro.

Boa leitura!

1. Entidade global de normais contábeis discute padronização de relatório de sustentabilidade - Segundo Alexsandro Broedel, curador da Fundação IFRS, há um problema com a existência de muitas fontes de normas, de padrões de sustentabilidade, o que dá um trabalho grande para as companhias, devido à necessidade de estar em conformidade com vários conjuntos de normas diferentes (Valor Investe).

2. Confira o SeguroCast com Marcio Coriolano sobre fortalecimento de questões ASG em meio à pandemia - Com empresas e negócios chacoalhados pela pandemia do novo coronavírus, a população mundial ainda se vê na expectativa por uma vacina que seja capaz de frear a COVID-19. Enquanto isso, aspectos importantes relacionados ao conceito ASG vêm ganhando força mundo afora. Marcio Coriolano, presidente da CNseg, debate o tema que também está na Revista de Seguros (Rádio CNseg).

3. CVM passa a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU - Governança Ambiental, Social e Corporativa é destaque em 1º dia da série de eventos comemorativos aos 44 anos da Lei 6.385/76. Presidente da CVM destaca importância do tema para o desenvolvimento do mercado e anuncia entrada da Autarquia no Pacto Global da ONU (CVM.gov).

4. CVM eleva a barra: Empresas listadas terão que ser mais assertivas na divulgação de informações ESG - A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aproveitou a revisão das regras do chamado formulário de referência para subir a barra do relato das informações ESG das empresas listadas. O formulário de referência é um documento obrigatório entregue anualmente à CVM e oferece um panorama geral da empresa aos investidores, de forma padronizada. A minuta da nova instrução foi colocada em audiência pública nesta semana e fica disponível para comentários de participantes do mercado até 8 de março. As novas regras passarão a valer em 2022 (Capital Reset).

5. Brasil precisa ser mais agressivo em sustentabilidade, diz BlackRock - presidente da BlackRock, Larry Fink, afirmou nesta terça-feira (8) que o Brasil precisa ser agressivo em sustentabilidade como país e sociedade. Para Fink, executivo da maior gestora de ativos do mundo, que administra US$ 7,4 trilhões, a pressão nesta área vinda de investidores sobre países emergentes tende a crescer cada vez mais (Yahoo Finanças).

6. Líderes do G20 nivelam importância da sustentabilidade à da pandemia - Líderes das 20 maiores economias do mundo (G20) debateram o tema na manhã de domingo (06) durante evento paralelo de alto nível do grupo sobre a chamada economia circular do carbono (CCE, na sigla em inglês) (Época Negócios).

7. O que você precisa saber para começar a entender o mercado de carbono - A ideia por trás da precificação do carbono é permitir a internalização do custo das emissões, uma externalidade negativa que traz custos para toda a sociedade. Grosso modo, a lógica é penalizar quem emite mais e premiar quem emite menos (ou sequestra carbono), como uma forma de limpar as economias e mitigar o aquecimento global. Em teoria, essa precificação tem potencial de direcionar a demanda dos consumidores e investidores para produtos menos intensivos em emissões e estimular investimentos em projetos e tecnologias mais limpas.

8. CESB é fundado para fortalecer a atuação feminina no mercado de seguros - O Clube das Executivas de Seguros de Brasília nasce com grupo inicial de 150 profissionais que atuam em corretoras, seguradoras e assessorias da região (Revista Apólice).

9. Conheça as seis empresas brasileiras no ‘Oscar’ do desempenho ambiental - CDP, endossado por gestores de mais de US$ 100 tri, divulga líderes em transparência e ação ao menos uma de três categorias: redução de gases de efeito estufa, salvaguarda de recursos hídricos e proteção de florestas (Capital Reset).

10. Idis oferece treinamento online sobre racismo - Curso foi desenvolvido pela entidade na linguagem LMS, que permite que qualquer pessoa faça o treinamento em seu computador ou celular (Revista Apólice).

11. App varejista lança seguro residencial com cashback - A Ame — fintech e plataforma mobile criada para simplificar a maneira como as pessoas e empresas se relacionam com o dinheiro — amplia a sua variedade de serviços com uma parceria inédita com a Seguradora Previsul (Sonho Seguro).

12. Riscos cibernéticos é tema de debate organizado pelo SindSeg MG/GO/MT/DF - Live foi idealizada pela Comissão Técnica de Seguros de Ramos Elementares do Sindicato. Objetivo foi debater assuntos que impactam o cotidiano dos profissionais que atuam no mercado (Revista Apólice).

13. Bradesco Seguros discute Inovação como mecanismo para Inclusão - Como iniciativas inovadoras podem contribuir para a inclusão? Essa e outras perguntas serão respondidas no último painel de Cultura de Inovação da Bradesco Seguros realizado em 2020. O evento – transmitido pela plataforma livebs.com.br e pelo canal oficial da seguradora no YouTube – acontecerá no dia 10 de dezembro, às 15h, e terá como tema “A Inovação como Mecanismo de Inclusão” (Panorama Seguro).

14. Mais diversidade, menos emissões e outras leituras recomendadas - Dinamarca suspende novos projetos de exploração de petróleo; Os desafios do mercado de trabalho pós-covid; O caminho para o 'net-zero' da Nestlé — e o que isso significa para o agronegócio; Luz verde para carne criada em laboratório; e mais (Capital Reset).

Fonte: CNseg.