Pelo segundo ano seguido, ENS conquista Selo Instituição Socialmente Responsável


Pelo segundo ano consecutivo, a ENS conquistou o Selo Instituição Socialmente Responsável (IES), iniciativa da Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES) que valoriza ações voluntárias e gratuitas realizadas por Instituições de Ensino Superior (IES), nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, entre outras, desenvolvidas ao longo do ano.

O reconhecimento da ENS veio graças à participação na 16ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular da ABMES. Anualmente, desde 2005, a ABMES promove a campanha para que as IES apresentem suas tarefas de voluntariado.

Em 2020, apesar de todos os contratempos provocados pela pandemia da Covid-19, a ENS participou da campanha com a ação interna “ENS leva os ventos do conhecimento”. A Escola investiu na compra de ventiladores que foram doados à Associação Origem, na comunidade de Manguinhos, no Rio de Janeiro (RJ). A Associação Origem oferece atividades de reforço escolar às crianças residentes naquele local e que estiverem cursando o Ensino Fundamental I e II.

A gerente de RH da ENS, Adilia Montenegro, comemorou a obtenção do selo. “Como toda instituição de ensino, temos um relevante papel social a cumprir. Investimos muito em ações de responsabilidade social porque acreditamos que elas realmente fazem a diferença na vida de pessoas desassistidas. Ficamos muito honrados com a conquista do selo da ABMES pelo segundo ano seguido”, declarou a executiva.

Outras campanhas

Ao longo deste ano, outras campanhas internas de responsabilidade social, que tiveram apoio maciço dos colaboradores, foram realizadas pela ENS. A ação “Família ENS apoia Famílias de Manguinhos!”, feita durante o período de quarentena e isolamento social, arrecadou valores em dinheiro para doação de cestas básicas às famílias da comunidade de Manguinhos. Em outubro, a Escola também fez doação em dinheiro ao HemoRio, em virtude do Dia das Crianças, para compra de presentes e brinquedos aos menores assistidos por aquela instituição.

Também em outubro, motivados pela campanha de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa, a ENS arrecadou latas de leite em pó que foram distribuídas ao INCAvoluntário. A mesma ação foi repetida no mês de novembro, em virtude do Novembro Azul, campanha de prevenção ao câncer de próstata.

Neste mês de dezembro, a tradicional iniciativa de “Apadrinhamento de Natal” arrecada presentes e material escolar entre os funcionários da ENS, para doação às crianças assistidas pelo Hemorio.

A Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular da ABMES organiza, anualmente, uma mostra das ações realizadas pelas instituições, a fim de conferir maior visibilidade ao ensino superior particular e sensibilizar as IES e os parceiros para participarem das ações. Também é uma forma de disponibilizar para toda a sociedade informações sobre as ações sociais das instituições, abrir espaços para debates sobre temas de interesse das instituições de ensino superior e a comunidade, com a participação de professores, alunos, funcionários e dos diferentes órgãos da sociedade organizada, além de fortalecer as parcerias entre as IES e a sociedade. Nesta edição, devido à pandemia, não foi definida uma data específica para a realização da mostra das atividades.

A ABMES incentiva que as instituições de ensino superior continuem realizando as ações de responsabilidade social, porém, com adaptações exigidas pelo momento pelo qual o mundo está passando, como a que a ENS se propôs a fazer.


Fonte: ENS.