Eventos online debateram posicionamento da mulher no setor de seguros

No mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a diretora de Ensino Técnico da ENS, Maria Helena Monteiro, participou, nas duas últimas semanas, de uma série de eventos online que discutiram o posicionamento, a postura, o empreendedorismo, a situação atual e as perspectivas da mulher no mercado de trabalho e na sociedade.

  

A live “A Mulher no Mercado de Seguros – situação atual e perspectivas”, promovida no dia 10 de março, pela ENS, em seu canal no YouTube, reuniu quatro grandes executivas do mercado segurador, a fim de fazer uma análise comparativa da posição profissional da mulher hoje e nos últimos 10 anos. 

Além de Maria Helena Monteiro, que mediou os debates, a vice-presidente Financeira e CFO (Chief Financial Officer) da Prudential do Brasil, Thereza Moreno, a advogada e sócia do escritório Mattos Filho Advogado, Camila Calais, e a diretora para América Latina da Zurich Seguros, Valeria Schimtke, que participam de iniciativas de inclusão e respeito profissional pela mulher dentro do mercado segurador, pontuaram que a comemoração do dia 8 de março deve continuar, pois ela é, sobretudo, uma celebração de luta, e não romântica.

Maior representatividade

A diretora da ENS comentou que, ao longo dos últimos 10 anos, de acordo com as edições do estudo “Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil”, desenvolvido pela ENS, a representatividade feminina no setor é maior do que a dos homens. “Desde 2001, nós ultrapassamos os homens e somos, hoje, 55% da força de trabalho das seguradoras. Apesar de as mulheres serem maioria dentro das empresas e melhor educadas – fator também identificado no estudo, que aponta que elas possuem uma proporção maior de diplomas de curso universitário e de pós graduação em comparação aos homens –, esta proporção não se repete em cargos executivos. Hoje, para cada quatro executivos, uma é mulher”, revelou.


“Participação da Mulher no Mercado de Seguros” foi uma das palestras da segunda edição do Conexão Fenacor Sincor, que aconteceu ontem à tarde, no canal da Fenacor no YouTube, também com a participação de Maria Helena.


Ainda na semana em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a diretora foi uma das debatedoras do workshop online “Mulheres Empreendedoras em Seguros”, promovido pela Bradesco Seguros, no canal da seguradora no YouTube. “Eventos como este são importantes para que as mulheres se sintam acolhidas e também para que tenhamos espaços de discussão. Felizmente, ainda que conhecido por ser um setor conservador, o mercado de seguros está mudando. E olhar a presença da mulher, maioria neste segmento, é vital para o nosso desenvolvimento”, concluiu Maria Helena.

Somados, os três eventos foram prestigiados por mais de 3.460 pessoas. Os interessados podem assistir às lives acessando as páginas no YouTube das instituições realizadoras.


Fonte: ENS.