Ciberataque interrompe as operações do maior oleoduto dos EUA e reitera a importância da garantia da segurança dos sistemas de tecnologia

02 de Junho de 2021 - Boletim GFIA

Boletim de Monitoramento | 19 de maio de 2021

Recentemente, um ciberataque interrompeu as operações do maior oleoduto dos EUA, fazendo o governo norte-americano declarar estado de emergência em algumas regiões do país. Matéria da Agência Reuters informa que a cobertura contra ciberataques da empresa Colonial, proprietária do oleoduto, é de 15 milhões de dólares. A esse respeito, o Presidente da CNseg, Marcio Coriolano, afirmou que “a segurança cibernética é assunto do momento em todo mundo. A notícia de que a Colonial Pipeline, companhia responsável pelo transporte de 2,5 milhões de barris de petróleo por dia nos Estados Unidos, foi vítima de um ataque cibernético, reitera a importância da garantia da segurança dos sistemas de tecnologia. Os ataques de ransomware, que compromete os sistemas para possibilitar a exigência de resgate pelos criminosos têm se tornado cada vez mais frequentes, preocupando governos e empresas pelo mundo. O papel do seguro na identificação e prevenção dos riscos se mostra fundamental mais uma vez”.

Sobre a GFIA

A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo.

Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador.

Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: http://www.gfiainsurance.org/en/

Fonte: CNseg.