ICSS: otimismo permanece, mas intensidade diminuiu


Corretores de seguros, seguradores e resseguradores continuam otimistas quanto ao desempenho do mercado no segundo semestre. Contudo, a intensidade desse otimismo está menor. É o que mostra a última edição do Índice de Confiança do Setor de Seguros (ICSS), calculado com base em pesquisa da Fenacor e que resulta de três variáveis: ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras), ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras) e ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras).

Em agosto, o ICSS ficou em 122,2, a menor marca apurada desde abril (114,3).

Pelo segundo mês consecutivo, nenhum dos entrevistados projetou uma queda no faturamento do setor em 2021. Para 85% dos seguradores, 50% dos corretores de seguros e 60% dos resseguradores, haverá um cenário “melhor” nos próximos meses.

Além disso, 15% dos seguradores, 50% dos corretores e 40% dos resseguradores responderam que não ocorrerão mudanças, com o nível do faturamento apurado até agora se mantendo estável.

Quanto à rentabilidade dos seus negócios nos próximos seis meses, apenas 15% dos seguradores e 5% dos corretores – e nenhum ressegurador - temem uma queda.

Acreditam em um quadro de estabilidade 31% dos seguradores, 67% dos corretores e 80% dos resseguradores.

Já para 28% dos corretores, 54% dos seguradores e 20% dos resseguradores, haverá um crescimento dos níveis de rentabilidade registrados no primeiro semestre.

Com relação ao desempenho da economia brasileira nos próximos meses, 31% dos seguradores, 56% dos corretores e 60% dos resseguradores entrevistados apostam em uma retomada do crescimento até o final do ano. Há ainda 8% dos seguradores entrevistados que projetam um cenário “muito melhor”.

Apenas 5% dos corretores, 8% dos seguradores e 20% dos resseguradores responderam que acreditam na possibilidade de uma piora no quadro econômico do país.

Há ainda 53% dos seguradores, 39% dos corretores e 20% dos resseguradores que projetam uma estabilidade até o encerramento do exercício.


Fonte: Fenacor