Feliz Dia do Motociclista

O dia 27 de julho foi escolhido como Dia Nacional do Motociclista em homenagem póstuma ao motociclista e mecânico da Honda, Marcus Bernardi. A data foi proposta pelo deputado Alcides Franciscatto, em 1984 e a ABRAM (Associação Brasileira de Motociclistas) acatou a sugestão. Desde então são feitas homenagens todos os anos para aqueles que amam a experiência sobre duas rodas

É importante celebrarmos essa data, porém não podemos esquecer da importância de pilotarmos com segurança. Usar os equipamentos de segurança , adotar a direção defensiva e respeitar as leis de trânsito são cuidados básicos que todos deveriam seguir, mas que, infelizmente, não são todos que seguem. Porém não só somente essas atitudes que contribuem para a sua segurança no trânsito. Confira abaixo mais algumas dicas:

1. Manutenção em dia: Aquela frase “Melhor prevenir do que remediar” vale para as motocicletas também. Confira com uma certa periodicidade a calibragem dos pneus, as correntes, os freios, sistema elétrico e retrovisores. Uma peça em mau funcionamento pode resultar em um acidente.

2. Atenção aos cruzamentos: Ao chegar em um cruzamento diminua a velocidade e preste atenção a sinalização dos veículos. Não é raro um acidente ocorrer em um cruzamento pelo excesso de velocidade ou por não olhar em todas as direções.

3. Cuidado ao frear: Quando a moto está andando em alta velocidade e precisa ser freada bruscamente, pode ocorrer de a motocicleta não conseguir manter a estabilidade. Por isso, dirija em uma velocidade que você consiga frear sem problemas.

4. Manter-se visível: O motociclista é considerado um dos usuários do trânsito mais vulnerável e esse é o motivo de pilotar em locais que os outros veículos possam vê-lo claramente. Além disso deixe os faróis ligados durante o dia e à noite.

Mais do que evitar multas, essas ações salva a sua vida.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras