5 livros para aprender a cuidar melhor do seu dinheiro

Seja para guardar dinheiro, sair das dívidas, ter uma reserva de emergência ou até mesmo gastar menos, livros sobre finanças e organização no geral podem ser uma ótima saída para quem procura cuidar melhor do seu dinheiro.

Como estudar sobre finanças não é um hábito presente na vida dos brasileiros, nem todo mundo sabe por onde começar. Entretanto, ler livros de profissionais do ramo é uma excelente forma de aprender a lidar da melhor maneira possível com o dinheiro.

E sabe qual é o melhor de tudo? Livros não precisam de um grande investimento para serem adquiridos, como cursos, por exemplo.

Se interessou e quer saber quais são os melhores e por onde começar? Confira a lista que separamos para você.

1 A Psicologia Financeira – Morgan Housel

Este é o livro de finanças mais comentado dos últimos anos e o primeiro de nossa lista.

O livro aborda a forma como lidamos com o dinheiro, seja com finanças pessoais, investimentos ou decisões de negócios e que isso costuma ser explicado como um campo puramente matemático, no qual dados e fórmulas nos dizem o que fazer.

Abordando a gestão financeira de maneira inédita, Morgan Housel apresenta casos de sucessos e fracassos que demonstram a importância do fator psicológico nas finanças, oferecendo aprendizados para administrar e fazer o dinheiro render em busca do maior objetivo de todos nós: a felicidade.

2 Rápido e Devagar – Daniel Kahneman

Neste livro de Daniel Kahneman, o enredo te leva a uma viagem pela mente humana e explica duas formas de pensar: uma é rápida, intuitiva e emocional, e a outra, mais lenta, deliberativa e lógica.

No segundo livro da lista, o autor expõe as capacidades extraordinárias do pensamento rápido e revela a influência das impressões intuitivas nas nossas decisões. Algumas decisões, características e comportamentos só podem ser compreendidos se soubermos como as duas formas de pensar moldam nossos julgamentos.

3 Decisões Econômicas – Vera Rita de Mello Ferreira

Este livro de Vera Rita, psicanalista e psicóloga, não é um manual sobre recomendações técnicas, na verdade. O livro fala sobre como a mente das pessoas funciona quando precisam tomar decisões que envolvem dinheiro, principalmente no mercado financeiro.

Nele, você irá encontrar diversas referências do mundo emocional e ao poder que essa esfera de nossa mente tem sobre nossos pensamentos e comportamentos, incluindo tudo o que se refere a investir e administrar o dinheiro.

4 Orçamento sem falhas – Nath Finanças

Uma das grandes vozes das redes sociais, Nath Finanças lançou seu livro para orientar seus seguidores e ouvintes, a criar uma relação saudável e sadia com o dinheiro, mesmo que a renda seja baixa.

Em seu livro, Nath aborda que, quando o assunto é dinheiro, não dá para achar que um só discurso vai funcionar para todas as pessoas. Até porque, o ponto de partida de cada um não é o mesmo. Em Orçamento sem falhas, Nath fala sobre as principais questões que assolam o bolso do brasileiro: cartão de crédito, taxa de juros, lista de compras e planejamento.

5 Dinheiro sem medo – Eduardo Amuri

Em dinheiro sem medo, Eduardo Amuri convida o leitor a repensar a sua relação com o dinheiro. Este livro ensina não apenas a organizar as finanças diárias, com um planejamento simples, por exemplo, como também dá sugestões para resolver algumas questões mais estruturais.

O autor aborda um caminho para que você encontre uma nova forma de enxergar o seu dinheiro, sem rodeios, sem matemática complicada, sem aplicativos complexos, apenas cultivando uma relação mais tranquila com esse assunto que ainda é uma questão na vida de muitos brasileiros.

Agora que você já sabe por onde começar, o próximo passo é colocar em prática todos os aprendizados de acordo com seu planejamento pessoal. É um excelente caminho para fazer o seu dinheiro trabalhar pra você e conquistar os seus objetivos financeiros!

Fonte: FenaCap