Hoje é Dia da Árvore: plantar uma árvore é cuidar do amanhã!

Em nosso país, o Dia da Árvore, foi instituído no dia 21 de setembro por ser o momento que marca o início da primavera do hemisfério sul. Além do Dia da Árvore, o Brasil também possuí a Festa Anual das Árvores que por conta das diferenças geográficas e climáticas é comemorada em datas diferentes em cada estado.

Nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Territórios Federais do Amapá, Roraima, Fernando de Noronha e Rondônia, a Festa Anual da Árvore é comemorada na primeira semana do mês de março.

Já no Espírito Santo, Rio de Janeiro, Guanabara; Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, a comemoração é no dia 21 de setembro.

Importância das árvores

As primeiras árvores surgiram há 390 milhões de anos e mantém a sua importância para o meio ambiente e para a vida dos seres vivos até hoje. As árvores fornecem frutos, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies de animais.

Além disso elas são usadas em atividades econômicas, como por exemplo, a extração de madeira para construção de casas e móveis, extração da celulose para a fabricação de papel e uso medicinal. Porém a prática dessas atividades precisa ser feita de forma consciente, ou seja, retirar da natureza apenas o que é necessário para que as árvores continuem no planeta terra por mais 390 milhões de anos.

Como auxiliar na preservação das árvores

Os órgãos privados e governamentais são de suma importância para a preservação da natureza, mas os cidadãos também devem contribuir. Algumas atitudes simples já podem fazer uma enorme diferença. Confira:

1. Plante uma árvore e devolva à natureza tudo aquilo que ela nos fornece.

2. Seja ativo em mutirões em seu bairro que lutam pela conservação do meio ambiente.

3. Faça compras conscientes, ou seja, adquira apenas o necessário.

4. Reaproveite e transforme móveis de madeira para que sejam reutilizados.

5. Antes de descartar as suas coisas, pense se esse item não poderia ter outra utilidade.

6. Opte por arquivos digitais pois desta maneira evita-se a necessidade de cortar mais arvores para a produção de papel.

7. Troque os guardanapos de papel por guardanapos de pano.

Sobre o SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização no Estado de Santa Catarina (SindsegSC) congrega as principais empresas que compõem o setor de seguros catarinense. Como entidade líder, contribui para o desenvolvimento econômico do estado e do sistema de seguros privados, representa suas associadas e dissemina a cultura do seguro, colaborando para o progresso de Santa Catarina. O Sindicato para gestão 2022/2025 é presidido por Luciano Vicente da Silveira.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras