5 tendências de insurtechs para ficar de olho em 2023

O novo grupo de inovadores, ou insurtech 2.0, reconhece os inovadores que vieram antes, mas adota uma abordagem mais matizada e colaborativa para a disrupção, reconhecendo que o legado da indústria de seguros é resiliente demais para ser demolido em escombros e completamente reconstruído. Mais recentemente, a economia tornou o acesso ao capital mais escasso , forçando os novos entrantes a pensar mais criticamente sobre como encontrar oportunidades reais e se esforçar para uma economia unitária atraente. É importante lembrar que Amazon, PayPal, Airbnb, Slack, Square, Facebook e muitas outras empresas que mudaram o mundo estrearam na última recessão.

Ainda estamos no início da insurtech 2.0, e algumas empresas já estão mostrando o ajuste do mercado de produtos e se posicionando no caminho da maturidade. É provável que 2023 traga o desenvolvimento centrado no cliente e solidifique a insurtech 2.0 como uma força a ser reconhecida. Aqui estão cinco tendências para ficar de olho no ano novo:

1. Crescimento disciplinado

As Insurtechs, embora precisem conquistar participação de mercado e demonstrar adequação do produto ao mercado, estão ansiosas para mostrar melhor economia unitária e índices combinados. O foco de 2023 será adquirir os clientes certos, não todos os clientes. A seleção adversa é um termo de seguro antigo que tenho certeza de que todo VC e insurtech aprendeu nos últimos anos. Espere ver estratégias de aquisição de clientes mais inteligentes no próximo ano e além.

2. IOT

Embora a insurtech 1.0 tenha usado IOT predominantemente como ferramentas de marketing, espere ver os 2.0s mostrarem um impacto real na subscrição, sinistros e controle de perdas, utilizando significativamente IOT em várias linhas de seguros, principalmente comerciais especializados; pense em produtos de segurança cibernética como uma condição de política para cobertura cibernética, wearables para compensação de trabalhadores e telemática para automóveis comerciais.

3.Distribuição híbrida

A resiliência do canal do agente agora é bastante clara para todos que previam sua inevitável desintermediação apenas alguns anos atrás. Como as insurtechs recentemente estão mais dispostas a trabalhar com agentes do que ao redor deles, as agências de tecnologia responderam da mesma forma. Fortes relações de agência trarão economia de unidade sustentável (e previsível) para insurtechs, e ambas as partes colaborarão em novas maneiras de distribuir produtos em 2023.

4. Qualidade dos dados > Modelagem de IA

Embora os modelos de IA sejam uma ótima ferramenta para insights internos, os reguladores ainda são, na melhor das hipóteses, indiferentes aos modelos de caixa preta como meio de precificar e segmentar o risco. Igualmente importante, decisões inexplicáveis ​​de preços levam a confusão e atrito com agentes e clientes. Se você não consegue explicar sua proposta de valor além do preço, você está em uma corrida para a seleção adversa. Como a maioria das políticas está em vigor por 12 meses, as insurtechs precisam perceber que a qualidade dos dados e a natureza proprietária dos conjuntos de dados gerarão muito mais alfa do que a sofisticação dos próprios modelos.

5. Produtos centrados no cliente

Finalmente estamos chegando a um ponto de inovação de produto real, além da fachada de um aplicativo fácil de usar. Espere ver apólices com formulários de cobertura personalizados, equipes de controle de perdas que ajudam os segurados após a vigência, propriedade sobre o processo de sinistros e um alinhamento de incentivos entre seguradoras e segurados.

Fonte: Insurtalks