Álcool e direção não são uma boa combinação

A mistura de alcool e direção, infelizmente, é uma situação facilmente encontrada nas estradas. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Santa Catarina contabilizou 726 acidentes nas rodovias federais em 2020 em que a embriaguez foi o principal motivo. Além disso, foram registrados 636 feridos e 28 mortes.

Para aqueles que já dirigem há muito tempo a direção acaba se tornando algo mais fácil porém as bebidas alcoolicas tiram a capacidade de dirigir de forma segura. O alcool deixa o individuo menos atento, reduz a visão periférica, prejudica a coordenação motora e o tempo de resposta diante de uma situação de perigo aumenta.

É importante ressaltar também que, ao contrário do que algumas pessoas acreditam, não existe nenhuma comprovação de que uma quantidade mínima da susbtância no organismo não irá afetar os pontos citados acima. Caso, a pessoa tenha ingerido alcool o mais seguro para todos, inclusive para si mesmo, é pedir uma carona ou um carro por aplicativo.

Contribua com a diminuição de motoristas embriagos na estrada através do compartilhamento dessa alerta e se você estiver perto não deixe os seus amigos e/ou conhecidos pegar no volante após consumir bebida alcoolica.

SindsegSC

O SindsegSC - Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização do Estado de Santa Catarina é uma entidade representativa do mercado de seguros com 98 anos de existência. É também uma Entidade Laço Amarelo certificada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária - ONSV, em reconhecimento às ações desenvolvidas por um trânsito mais seguro e responsável.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras