20 de fevereiro: Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo

O Dia Nacional do Combate às Drogas e Alcoolismo é uma ação do Ministério da Saúde que visa estimular o debate acerca do tema e gerar medidas preventivas para o abuso de drogas e álcool. Essas substâncias podem causar diminuição do sono, alteração nos batimentos cardíacos, da pressão arterial, coma e até mesmo a morte.

Uma importante forma de combate a este problema é a divulgação de informações sobre o assunto para que cada vez mais pessoas pensem muito bem antes de recorrer ao uso de álcool ou drogas. Para as pessoas que já são usuárias dessas substâncias existem tratamentos para auxiliar na melhora da dependência.

O tratamento, geralmente, é feito com equipe de multiprofissionais composta por médico psiquiatra, clínico geral e psicológicos. Estes profissionais buscam identificar causas biológicas, sociais e psicológicas que levaram o paciente para o estado em que se encontra.

Existem diversas instituições espalhadas pelo Brasil que atendem essas pessoas que não só impedem o acesso as drogas e álcool, como realizam diversas atividades que objetivam diminuir a reincidência dos pacientes.

Além de toda a ajuda médica, é necessário que familiares e amigos estejam por perto, sejam pacientes e incentivem os usuários durante todo o processo. Desta maneira, a pessoa saberá que tem alguém que a ama e não está sozinho nessa luta.

Sobre o SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização no Estado de Santa Catarina (SindsegSC) congrega as principais empresas que compõem o setor de seguros catarinense. Como entidade líder, contribui para o desenvolvimento econômico do estado e do sistema de seguros privados, representa suas associadas e dissemina a cultura do seguro, colaborando para o progresso de Santa Catarina.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras