Mulher Segura: SindsegSC entrevista ELIS MOES

Para comemorar o mês que tem como destaque o Dia Internacional da Mulher, o SindsegSC entrevistou as mulheres que atuam nos Grupos de Trabalho Regionais . São mulheres com histórias incríveis e que inspiram a sociedade. A executiva Elis Moes é uma dessas pessoas.

A Gerente Regional de Santa Catarina da Zurich Brasil Seguros iniciou a sua carreira na Bradesco Seguros e desde então já se passaram 30 anos de dedicação ao ramo de seguro. Desde de 2005 é habilitada pela OAB-SC e possui especialização em Direito do Seguro pela PUC/RJ. Além disso conta com um MBA pela FGV em gestão estratégica de vendas e atualmente cursa MBI – Master Business Inovation pela Universidade Católica.

Em 2022, Elis Moes passou a coordenar o Grupo de Trabalho Vale do Itajaí. O grupo promove reuniões bimestralmente com os executivos de Santa Catarina com o intuito de analisar e discutir as principais informações acerca do mercado segurador.

Confira abaixo a entrevista completa com a executiva e inspire-se com a sua trajetória

QUEM É ELIS MOES?

Sou mãe de dois meninos lindos e que são a minha vida. Victor Neto com 18 anos e Emanuel Otto com 11, frutos do meu casamento com o Victor Filho há 30 anos.

Sou motociclista por paixão, adoro pilotar em autoestrada, adoro adrenalina, mas também gosto muito de praticar jardinagem onde também alívio o stress da vida cotidiana. Adoro ler, estudar, aprender coisas novas. Minhas principais leituras são na área de física quântica e medicina (só não sou médica por falta de oportunidade). Sou católica por criação, luterana por casamento e estudante do espiritismo por opção. Em resumo sou cristã! Quando criança pensava em ser atriz, cantora e depois arquiteta. Nada disso deu certo. Ingressei no mercado de Seguros por indicação do Miro na época corretor da Herco Consultoria, fui fazer um seguro e acabei funcionária da Bradesco. Desde então me apaixonei por essa profissão. Pretendo trabalhar nessa área por muito tempo ainda, pois nos instiga a aprender e nos desafiar todos os dias, além de ajudar a proteger o patrimônio e a vida das pessoas. Em 2022, ingressei no Grupo de Trabalho Vale do Itajaí a convite do SindsegSC e tenho muito orgulho de participar desse grupo de profissionais dedicados a fazer a diferença em nosso mercado.

VOCÊ É UMA MULHER QUE INSPIRA OUTRAS MULHERES? DE QUE FORMA?

Eu creio que todos podem inspirar alguém de alguma forma e acredito que inspiro outras mulheres a continuar buscando seu espaço no mercado sem perder a sua essência feminina!

NA SUA OPINIÃO, O QUE SIGNIFICA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER OU QUAL A IMPORTÂNCIA DESSA DATA PARA SOCIEDADE?

Acredito que todos os dias são das mulheres pois somos o símbolo da continuidade da vida. Penso que o Dia Internacional da Mulher veio para reforçar e lembrar a força da mulher, que, aparenta fragilidade, no entanto é o pilar da maioria das famílias.

NA SUA CARREIRA VOCÊ ENCONTROU DESAFIOS RELACIONADOS AO FATO DE SER MULHER? QUAIS E COMO LIDOU?

No início da minha carreira havia uma presença predominantemente masculina no mercado de seguros. As mulheres não eram vistas como aptas a ocupar cargos de liderança e sofriam com a necessidade de se “masculinizar” para provar sua competência.

Lidei com esse cenário trabalhando muito e lutando sempre para conquistar meu espaço através de muitos estudos, atualização constante e dedicação ao meu propósito de ser reconhecida pelo meu caráter e pelo meu potencial.

SABEMOS QUE MUITAS COISAS NA VIDA DAS MULHERES FORAM CONQUISTADAS POR MOVIMENTOS QUE OCORRERAM AO LONGO DA HISTÓRIA, PORÉM AINDA É POSSÍVEL EVOLUIR NESSE QUESITO. NA SUA OPINIÃO, EM QUAIS PONTOS A SOCIEDADE E/OU NÓS MULHERES PRECISAMOS MELHORAR?

Na minha opinião as mulheres precisam se posicionar em relação as pessoas que ainda tentam inferiorizá-las. Algumas mulheres ainda são “reféns” de abusos psicológicos ou físicos porque acreditam que são inferiores. Precisamos chegar nestas mulheres e mostrar-lhes a verdade sobre sua força e capacidade de superar as dificuldades.

QUAIS CONSELHOS OU MENSAGEM VOCÊ DEIXARIA PARA AS MULHERES DO SETOR DE SEGUROS?

Mantenham-se firmes no que acreditam, pois, as mulheres tem uma capacidade de avaliação diferenciada e ampla visão das situações. O mercado de Seguros precisa deste olhar sensível e justo. Já ultrapassamos as barreiras da masculinização do setor, mas ainda temos muito a conquistar no que se refere aos cargos de liderança.

PING PONG

Livro: O Príncipe de Maquiavel (todos deveriam ler para entender certas atitudes ainda muito recentes)

Filme/Série: Orgulho e Preconceito

Música: Rock especialmente Guns & Roses e AC/DC

Podcast: Muitos nem sei dizer agora

Esporte: Natação

Comida favorita: Mineira

Mania: De perguntar tudo

Um dia perfeito: Com minha família

Lugar que deseja conhecer: Suíça

Exemplo de vida: Meu Avô Cezario Zimmermann

Mulher de referência: Minha mãe Maria Izabel

Frase: Azar de quem não nos tem.

Ação SindsegSC

Durante todo o mês de março serão apresentadas mulheres que atuam nos Grupos de Trabalho Regionais do SindsegSC por meio de entrevista. O objetivo dessa ação é valorizar as mulheres que fazem diferença e que inspiram outras mulheres, através da sua carreira e do seu exemplo de vida. Clique aqui para visualizar as entrevistas já realizadas e acompanhe o portal de informações www.sindsegsc.org.br para conferir as demais entrevistas.

Sobre o SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização no Estado de Santa Catarina - SindsegSC congrega as principais empresas que compõem o setor de seguros catarinense. Como entidade líder, contribui para o desenvolvimento econômico do estado e do sistema de seguros privados, representa suas associadas e dissemina a cultura do seguro, colaborando para o progresso de Santa Catarina.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras