Mulher Segura: SindsegSC entrevista MAIRA FERNANDA GIACOMELI RESTELLO

Neste mês é comemorado uma importante data para as mulheres de todo o mundo, o Dia Internacional da Mulher. Para marcar essa data, o SindsegSC convidou todas as mulheres dos Grupos de Trabalho Regionais a concederem uma entrevista para falar sobre a sua caminhada profissional e a importância do Dia Internacional da Mulher.

A inspiradora Maira Fernanda Giacomelli Restello é formada em Comércio Exterior pela UNINTER e possui pós-graduação pela UCEFF em Gestão Empresarial. Além disso, completou uma graduação em Pedagogia com a finalidade de aprimorar seus conhecimentos. Restello já conta com 17 anos de contribuição ao mercado segurador.

Confira abaixo a entrevista completa dessa mulher inspiradora:

QUEM É MAIRA FERNANDA GIACOMELLI RESTELLO?

Sou uma mulher que tomou o seguro por profissão desde a fase de estagiária, ao longo dos dias esse segmento se tornou a minha escolha. Mãe da Mariana e da Mallu, além das filhas tenho paixão por moto de trilha e por ferrugem (carros antigos Kombi e Opala), mas nas horas de lazer gosto de brincar de ser agricultora, amor pela terra e pelos animais vem de berço, quando criança essa vivência era parte do meu dia a dia.

VOCÊ É UMA MULHER QUE INSPIRA OUTRAS MULHERES? DE QUE FORMA?

Acredito que sim, pois a perseverança e garra de não desistir e de acreditar que do trabalho poderia tirar o sustento da minha família e ter progresso de um bom futuro. Faz toda a diferença em nosso mercado.

NA SUA OPINIÃO, O QUE SIGNIFICA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER OU QUAL IMPORTÂNCIA DESSA DATA PARA A SOCIEDADE?

Essa data tem a função de lembrar o ato histórico de luta pela igualdade e respeito no campo profissional em todo o mundo que se iniciou nos anos 1900. Nos dias atuais tem demonstrado que a mulher é sim capaz de estar à frente de decisões corporativas e no lugar que ela quiser. Nos anos de 1900, onde tudo começou acontecer tinha seus princípios iniciais de aceitação e hoje essa data tem a abordagem e importância de permanecermos em busca dos ideais para a classe feminina.

NA SUA CARREIRA VOCÊ ENCONTROU DESAFIOS RELACIONADOS AO FATO DE SER MULHER? QUAIS E COMO LIDOU?

Pelo fato de ser mulher e pelo fato de ter filhos em fase de dependência mesmo tendo toda a estrutura necessária de apoio (esposo e pai/escola/avós). No primeiro momento fiquei chateada, coisa natural para quem tem sentimentos, mas logo passou e de cabeça erguida busquei novas oportunidades e, diga-se de passagem, que ótimas portas se abriram. Acredito que esse ponto é o mais preconceituoso da sociedade corporativa.

SABEMOS QUE MUITAS COISAS NA VIDA DAS MULHERES FORAM CONQUISTADAS POR MOVIMENTOS QUE OCORRERAM AO LONGO DA HISTÓRIA, PORÉM AINDA É POSSÍVEL EVOLUIR NESSE QUESITO. NA SUA OPINIÃO, EM QUAIS PONTOS A SOCIEDADE E/OU NÓS MULHERES PRECISAMOS MELHORAR?

A figura da mulher, atualmente passou a ser algo extremamente importante na sociedade, onde ela exerce cada vez mais um papel de protagonista, embora ainda sofra com as heranças históricas do sistema social patriarcalista. Com o tempo, a mulher vem conseguindo aumentar o seu espaço nas estruturas sociais, assumindo postos de trabalho, cargos importantes nas organizações e sendo menos submissas. Precisamos cada dia mais combater a desigualdade ainda latente, fruto de um passado que deixou marcas na atualidade em que a mulher era vista apenas para a reprodução e como um complemento do homem, que surge a necessidade de lutar pelos direitos femininos.

POR QUE INGRESSOU NESSE MERCADO? QUAL É O SEU HISTÓRICO COM O SEGMENTO?

O meu ingresso iniciou por necessidade de gerar renda então iniciei o meu aprendizado por uma Corretora de Seguros, tive experiência em Reguladora de Sinistro e na Seguradora iniciei pela área operacional e posteriormente tive a oportunidade de atuar na área comercial, onde permaneço até os dias atuais.

QUAIS CONSELHOS OU MENSAGEM VOCÊ DEIXARIA PARA AS MULHERES DO SETOR DE SEGUROS?

“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota”, Madre Teresa de Calcutá. Essa mensagem retrata o nosso mercado que por muitas vezes tem uma grande fatia composta por homens, mas nós mulheres estamos nos inventando e reinventando todos os dias para ganharmos espaço e importância para o mercado segurador.

PING PONG

Livro: Não nascemos prontos – Autor Mario Sergio Cortella

Filme/Série: Documentários em geral

Música: MPB

Podcast: Mario Sergio Cortella

Esporte: Trilha

Comida favorita: Churrasco

Mania: Acreditar que todas as pessoas têm o mesmo comprometimento que o meu.

Um dia perfeito: Passeio com minha família.

Lugar que deseja conhecer: Disney

Exemplo de vida: Meus pais

Mulher de referência: Minha mãe

Frase: O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo.

Ação SindsegSC

Durante todo o mês de março serão apresentadas mulheres que atuam nos Grupos de Trabalho Regionais do SindsegSC por meio de entrevista. O objetivo dessa ação é valorizar as mulheres que fazem diferença e que inspiram outras mulheres, através da sua carreira e do seu exemplo de vida. Clique aqui para visualizar as entrevistas já realizadas e acompanhe o portal de informações www.sindsegsc.org.br para conferir as demais entrevistas.

Sobre o SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização no Estado de Santa Catarina - SindsegSC congrega as principais empresas que compõem o setor de seguros catarinense. Como entidade líder, contribui para o desenvolvimento econômico do estado e do sistema de seguros privados, representa suas associadas e dissemina a cultura do seguro, colaborando para o progresso de Santa Catarina.

Fonte: SindsegSC - Sindicato das Seguradoras