Mulher Segura: SindsegSC entrevista SUZANA LOPES

Estamos em um mês muito importante para todas as mulheres ao redor do mundo. Em março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher com o intuito de celebrar a importante contribuição das mulheres na melhoria de nossa sociedade. Para marcar essa data de uma forma especial, o SindsegSC convidou todas as integrantes dos Grupos de Trabalho Regionais da entidade para compartilharem as suas vivências por meio de uma entrevista.


A mulher inspiradora de hoje é a Suzana Lopes. A executiva é formada em Comunicação Social e conta com uma pós-graduação em Engenharia de Negócios. Durante a sua trajetória profissional já passou pela MDS Insure Brasil, Chubb, Zurich e Itaú. Atualmente, trabalha como Gestora de Contas na Sul América Seguros.

Saiba mais sobre essa profissional incrível na entrevista abaixo:

QUEM É SUZANA LOPES?

Vim de uma família simples, meus avós tinham sítio, meu pai é Teólogo e minha mãe foi Pedagoga e Decoradora. Minha infância foi desafiadora, por ter tomado água no parto, nasci com vários problemas de saúde, tive muitas doenças, porém, milagres acontecem e eu fui curada através da fé dos meus pais. Trabalhei dois anos na área da Comunicação. Logo passei em uma seleção do Banco HSBC, onde tive contatos com a área de seguros e acabei me apaixonando. Essa é uma área que me traz propósito na vida! Hoje, depois de 20 anos, essa paixão já virou amor. Casei cedo e não podia ter filhos, mas novamente um milagre aconteceu. Hoje, sou mãe de um garotinho de 8 anos.

VOCÊ É UMA MULHER QUE INSPIRA OUTRAS MULHERES? DE QUE FORMA?

Não sei se inspiro mulheres. Minha intenção é sempre transmitir alegria por onde passo, até porque, o mundo dos negócios, na maioria das vezes, é tenso e estressante, e, por isso, tento trazer leveza em tudo que faço. Tento sempre deixar os ambientes leves e alegres por onde passo.

NA SUA OPINIÃO, O QUE SIGNIFICA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER OU QUAL IMPORTÂNCIA DESSA DATA PARA A SOCIEDADE?

Quando penso nesse dia, lembro das 129 mulheres que morreram carbonizadas naquele incêndio na fábrica têxtil de Nova York em 1857. Devemos sempre lembrar dessa data como um momento de luta, a qual precisa ser constante por direitos iguais, por justiça e também contra o preconceito, racismo e assédios.

NA SUA CARREIRA VOCÊ ENCONTROU DESAFIOS RELACIONADOS AO FATO DE SER MULHER? QUAIS E COMO LIDOU?

Por sempre estar trabalhando em multinacionais, onde esses temas são sempre trabalhados, creio que sofri menos que outras mulheres. Porém, já sofri assédios de todos os tipos, os quais já superados e trabalhados na terapia.

SABEMOS QUE MUITAS COISAS NA VIDA DAS MULHERES FORAM CONQUISTADAS POR MOVIMENTOS QUE OCORRERAM AO LONGO DA HISTÓRIA, PORÉM AINDA É POSSÍVEL EVOLUIR NESSE QUESITO. NA SUA OPINIÃO, EM QUAIS PONTOS A SOCIEDADE E/OU NÓS MULHERES PRECISAMOS MELHORAR?

Acredito sempre que, tanto mulheres, como homens, precisam se respeitar sempre, não somente no ambiente de trabalho, mas em todos os ambientes. Respeito, amor ao próximo e educação são princípios básicos em uma sociedade que se diz tão evoluída. Fazendo isso, que é o básico, já vamos evoluir. Na medida que aprendemos a servir com amor, dedicação e respeito, já estamos conquistando o que precisamos para vivermos bem e, automaticamente, a nossa sociedade já evolui.

POR QUE INGRESSOU NESSE MERCADO? QUAL É O SEU HISTÓRICO COM O SEGMENTO?

Logo depois que graduei na faculdade de comunicação, ainda na luta por um trabalho fixo, já que até aquele momento realizava estágio e freelancer em empresa de comunicação, recebi um convite para trabalhar no Banco HSBC! Nesse momento, iniciou-se a minha paixão pela área comercial e área de seguros. Depois de 10 anos em banco resolvi sair e logo recebi o convite de uma grande Corretora, a MDS! Levo essa empresa no meu coração, onde aprendi muito com os brasileiros e portugueses com quem convivi no Brasil e em uma experiência internacional, quando fui visitar e entender o mundo dos seguros na matriz da Corretora em Portugal. Como já havia tido a experiência de banco e corretora, queria ter a experiência de conhecer o lado das seguradoras. Foi então que recebi o convite e atuei nas Seguradoras Chubb e Zurich. Veio a pandemia e vi nela a oportunidade e um grande propósito em fazer a minha parte na área da Saúde Integral. Nesse período recebi o convite da SulAmérica para trabalhar e entender sobre Seguro Saúde e Odonto, empresa na qual atuo desde 2021.

QUAIS CONSELHOS OU MENSAGEM VOCÊ DEIXARIA PARA AS MULHERES DO SETOR DE SEGUROS?

Nunca, jamais deixem de sonhar. Os medos e desafios que existem nessa área não podem nos paralisar, mas sim nos impulsionar para alcançar nossos objetivos. Nossa luta é diária por um mundo mais seguro.

PING PONG

Livro: Sempre o que estou lendo no momento. Atualmente é o “Por que fazemos o que fazemos?”, de Mario Sergio Cortella

Filme/Série: O Livro de Eli

Música: Naquela Velha Tenda – Thamires Garcia

Podcast: Café da Manhã

Esporte: Bike/Dança e tudo de legal que tem na academia

Comida favorita: Italiana

Mania: Leitura e meditação

Um dia perfeito: Na praia com meus amores

Lugar que deseja conhecer: Itália

Exemplo de vida: Meu pai – Leandro Ferreira

Mulher de referência: Minha avó Olivia Sabino (in memorian) e minha mãe Marileusa S. Ferreira

Frase: “Não importa a sua missão... Ela precisa incluir, ajudar, salvar e transformar muita gente...”.

Ação SindsegSC

Durante todo o mês de março serão apresentadas mulheres que atuam nos Grupos de Trabalho Regionais do SindsegSC por meio de entrevista. O objetivo dessa ação é valorizar as mulheres que fazem diferença e que inspiram outras mulheres, através da sua carreira e do seu exemplo de vida. Clique aqui para visualizar as entrevistas já realizadas e acompanhe o portal de informações www.sindsegsc.org.br para conferir as demais entrevistas.

Sobre o SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização no Estado de Santa Catarina - SindsegSC congrega as principais empresas que compõem o setor de seguros catarinense. Como entidade líder, contribui para o desenvolvimento econômico do estado e do sistema de seguros privados, representa suas associadas e dissemina a cultura do seguro, colaborando para o progresso de Santa Catarina.

Fonte: SindsegSC - Sindicato das Seguradoras