Mulher Segura: SindsegSC entrevista SALETE MONTEIRO

Chegou o dia de celebrar todas as mulheres da sociedade e suas importantes contribuições ao longo da história. Atualmente, no ramo segurador existem diversas profissionais excelentes e com papéis de destaque. A Diretora Tesoureira do SindsegSC, Salete Monteiro, é uma dessas mulheres.

A securitária possui graduação em Administração e pós-graduação em Gestão de Marketing. A experiente executiva no mercado de seguros iniciou em 1987 Paraná e Santa Catarina e há 13 anos representando a Allianz Seguros, como Gerente de Filial em Blumenau e Joinville/SC.

Confira abaixo a entrevista completa dessa mulher incrível e inspire-se:

QUEM É SALETE MONTEIRO?

Sou mulher, mãe, profissional, cidadã Brasileira, catarinense, dedicada a trabalhar com pessoas, e acredito que por isso me apaixonei pela área de serviços e especialmente seguros. Foi meu segundo emprego, e desde 1987, acompanho as mudanças deste setor, que tanto contribui para a vida das pessoas.

VOCÊ É UMA MULHER QUE INSPIRA OUTRAS MULHERES? DE QUE FORMA?

Acredito que todos nós de uma forma ou de outra, influenciamos na vida de outro Ser Humano. Como Mulher, gosto de acreditar que mesmo através de uma pequena centelha, em algum momento da minha vida, eu tenha feito isso de forma positiva. Tenho uma filha e neste sentido, ela é minha principal inspiração.

Penso que as características femininas, são essenciais para a humanidade e elas podem estar presentes em todos os seres humanos.

NA SUA OPINIÃO, O QUE SIGNIFICA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER OU QUAL IMPORTÂNCIA DESSA DATA PARA A SOCIEDADE?

Lembrar das mulheres que nos antecederam e que nos propiciaram melhor qualidade de vida, é reconhecer, que evoluímos, mas principalmente é lembrar que ainda temos muito a contribuir.

NA SUA CARREIRA VOCÊ ENCONTROU DESAFIOS RELACIONADOS AO FATO DE SER MULHER? QUAIS E COMO LIDOU?

Com certeza, acredito que ainda vivenciamos situações que o gênero, vem antes e nos rotulam, porém como muitas situações da vida, cabe a nós não deixar que isto nos defina. Todos lidamos com pré-conceitos na vida, mas no final são apenas conceitos, e eles podem ser mudados, tudo é questão de quanta energia se põe nisso e quanto tempo precisaremos investir. Como curiosidade, no início dos anos 90, me candidatei a vaga de comercial numa determinada Seguradora, e naquela época, fui descartada exclusivamente por ser mulher, a justificativa era que os comerciais também realizavam vistorias prévias em veículos, e mulheres, teriam dificuldade com a tarefa de decalcar o chassi do veículo. Bem o tempo passou e hoje os próprios segurados fazem vistoria, e ninguém precisa tirar decalque do chassi...rs.

SABEMOS QUE MUITAS COISAS NA VIDA DAS MULHERES FORAM CONQUISTADAS POR MOVIMENTOS QUE OCORRERAM AO LONGO DA HISTÓRIA, PORÉM AINDA É POSSÍVEL EVOLUIR NESSE QUESITO. NA SUA OPINIÃO, EM QUAIS PONTOS A SOCIEDADE E/OU NÓS MULHERES PRECISAMOS MELHORAR?

Eu destacaria em primeiro lugar o conhecimento. Nossa história como seres humanos e como mulheres, é recheada de exemplos e a mudança começa em nós. Moramos num País onde podemos desfrutar de direitos conquistados, mas no mundo existem lugares que em pleno 2022, mulheres não podem estudar, votar, sequer tem o direito fundamental a liberdade respeitado. Precisamos continuar evoluindo, respeitando as diferenças e conquistando novas espaços.

POR QUE INGRESSOU NESSE MERCADO? QUAL É O SEU HISTÓRICO COM O SEGMENTO?

Inicialmente não foi planejado, mas à medida que o tempo foi passando, percebi o mercado de seguros como uma grande oportunidade, além do grande valor que ele devolve para a sociedade, que nos traz uma grande satisfação pessoal. Iniciei como operacional dentro de uma corretora de seguros, e conquistei cargos de gestão de pequenas áreas até assumir uma filial. A estrutura das empresas mudou muito ao longo destes anos e foi muito influenciada pela tecnologia. Eu diria que as oportunidades hoje têm maior competitividade, então também temos que estar mais preparadas.

QUAIS CONSELHOS OU MENSAGEM VOCÊ DEIXARIA PARA AS MULHERES DO SETOR DE SEGUROS?

Se conheçam, se preparem e acima de tudo sejam felizes

PING PONG

Livro: Mulheres de Marilyn French

Filme/Série: Game of Thrones/ Perfume de mulher/ Sociedade dos Poetas Mortos

Música: Rock clássico

Podcast: Diversos

Esporte: Natação

Comida favorita: Mineira

Mania: Café

Um dia perfeito: O de hoje

Lugar que deseja conhecer: Europa

Exemplo de vida: Madre Tereza de Caucutá

Mulher de referência: Minha mãe, uma guerreira.

Frase: Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode não ser o bastante. Dê o melhor de você, assim mesmo. Veja você que, no final de contas, é tudo entre você e Deus. Nunca foi entre você e os outros. (Madre Tereza de Caucutá)

Ação SindsegSC

Durante todo o mês de março serão apresentadas mulheres que atuam nos Grupos de Trabalho Regionais do SindsegSC por meio de entrevista. O objetivo dessa ação é valorizar as mulheres que fazem diferença e que inspiram outras mulheres, através da sua carreira e do seu exemplo de vida. Clique aqui para visualizar as entrevistas já realizadas e acompanhe o portal de informações www.sindsegsc.org.br para conferir as demais entrevistas.

Sobre o SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização no Estado de Santa Catarina - SindsegSC congrega as principais empresas que compõem o setor de seguros catarinense. Como entidade líder, contribui para o desenvolvimento econômico do estado e do sistema de seguros privados, representa suas associadas e dissemina a cultura do seguro, colaborando para o progresso de Santa Catarina.

Fonte: SindsegSC - Sindicato das Seguradoras