Mulher Segura: SindsegSC entrevista MARI SANDRA CERUTTI

No mês de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher e para celebrar essa data, o SindsegSC convidou as mulheres dos Grupos de Trabalho Regionais da entidade a concederem uma entrevista em que falam sobre a sua caminhada profissional e o Dia Internacional da Mulher.

A profissional inspiradora de hoje é a Mari Sandra Cerutti. A mãe do Pedro, de 13 anos, possui formação em Serviço Social. Além disso, conta com pós-graduação em RH e Gestão Comercial em Seguros.

Conheça mais detalhes da executiva na entrevista abaixo e inspire-se:

QUEM É MARI SANDRA CERUTTI?

Assistente Social de formação, mas nunca atuei. Pós-graduada em Recursos Humanos e Gestão Comercial em Seguros. Amo cuidar da casa e da família (filho, marido, cachorra e porquinho da índia). Nas horas vagas brinco de Bartender, adoro receber amigos e fazer uns drinks.

VOCÊ É UMA MULHER QUE INSPIRA OUTRAS MULHERES? DE QUE FORMA?

Todas nós mulheres apaixonadas pela vida e profissão somos inspiração. Não mexemos com ninguém mas incomodamos muita gente. Não esperamos ninguém dar o mundo para nós, saímos e fomos conquistar. Nos levantamos todos os dias e enfrentamos nossos medos e assim conquistamos nosso espaço.

NA SUA OPINIÃO, O QUE SIGNIFICA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER OU QUAL IMPORTÂNCIA DESSA DATA PARA A SOCIEDADE?

O Dia Internacional da Mulher simboliza a luta das mulheres contra as desigualdades, discriminação e violência. Este dia nos leva a refletir sobre como somos tratadas pela sociedade, de toda a desigualdade e a violência que as mulheres sofreram e sofrem no Brasil e no mundo. É um momento para repensar atitudes e tentar construir uma sociedade sem desigualdade e preconceito de gênero.

NA SUA CARREIRA VOCÊ ENCONTROU DESAFIOS RELACIONADOS AO FATO DE SER MULHER? QUAIS E COMO LIDOU?

Morei um tempo em São Paulo e lá a desigualdade salarial entre os gêneros era muito maior naquele momento. Foi preciso provar meu valor com competência e dedicação para conseguir me manter no trabalho.

SABEMOS QUE MUITAS COISAS NA VIDA DAS MULHERES FORAM CONQUISTADAS POR MOVIMENTOS QUE OCORRERAM AO LONGO DA HISTÓRIA, PORÉM AINDA É POSSÍVEL EVOLUIR NESSE QUESITO. NA SUA OPINIÃO, EM QUAIS PONTOS A SOCIEDADE E/OU NÓS MULHERES PRECISAMOS MELHORAR?

Em primeiro lugar é preciso união: das mulheres, das classes e tantas outros. Uma luta solitária nada vai adiantar. As mulheres precisam aprender a apoiar umas às outras e parar de criticar. Valorizar as conquistas das demais e não apenas as suas. Sozinhas vamos longe, mas unidas podemos conquistar o ‘mundo’.

POR QUE INGRESSOU NESSE MERCADO? QUAL É O SEU HISTÓRICO COM O SEGMENTO?

Entrei no seguro pela necessidade de trabalhar, sem saber para que servia. No meu pensamento era só mais um “emprego” até conseguir algo na área da Assistência Social. Iniciei numa Corretora de Seguros aqui em Chapecó, onde construí toda a base da minha carreira. Lá aprendi muito, no amor e na dor e me apaixonei pela área, da qual nunca mais sai.

QUAIS CONSELHOS OU MENSAGEM VOCÊ DEIXARIA PARA AS MULHERES DO SETOR DE SEGUROS?

Só se aprende com a experiência. Portanto, não importa o que as pessoas lhe digam, você tem que viver e cometer seus próprios erros para aprender. Cuide-se, estude e persista. A força das mulheres apenas é uma surpresa para aqueles que constantemente as subestimam.

PING PONG

Livro: A sutil arte de ligar o F*da-se

Filme/Série: When Calls the Heart e Guerreiras

Música: Perfect (Ed Sheeran)

Podcast: Mario Sergio Cortela

Esporte: Nenhum favorito

Comida favorita: Torta

Mania: Cozinhar quando estou estressada

Um dia perfeito: Nascimento de meu filho

Lugar que deseja conhecer: Machu Picchu

Exemplo de vida: Minha avó

Mulher de referência: Minha mãe

Frase: “Ser líder é como ser uma dama: se você precisa provar que é, então você não é”. Margaret Thatcher

Ação SindsegSC

Durante todo o mês de março serão apresentadas mulheres que atuam nos Grupos de Trabalho Regionais do SindsegSC por meio de entrevista. O objetivo dessa ação é valorizar as mulheres que fazem diferença e que inspiram outras mulheres, através da sua carreira e do seu exemplo de vida. Clique aqui para visualizar as entrevistas já realizadas e acompanhe o portal de informações www.sindsegsc.org.br para conferir as demais entrevistas.

Sobre o SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização no Estado de Santa Catarina - SindsegSC congrega as principais empresas que compõem o setor de seguros catarinense. Como entidade líder, contribui para o desenvolvimento econômico do estado e do sistema de seguros privados, representa suas associadas e dissemina a cultura do seguro, colaborando para o progresso de Santa Catarina.

Fonte: SindsegSC - Sindicato das Seguradoras