FIDES RIO 2023: Prêmio Nobel de Economia é presença confirmada

O economista, professor e ganhador do Prêmio Nobel, Paul Krugman, integrará o time de palestrantes de renome internacional confirmado para a 38ª Conferência Hemisférica de Seguros. O evento reunirá, de 24 a 26 de setembro de 2023, no Rio de Janeiro, representantes de entidades do setor segurador privado de 20 países da América Latina, mais Estados Unidos e Espanha.

Krugman ganhou o Prêmio Nobel de Economia em 2008 por seu trabalho inovador em comércio internacional e geografia econômica. Ele é um dos fundadores da “nova teoria do comércio”, uma grande reformulação da teoria do comércio internacional, pela qual ele também recebeu a Medalha John Bates Clark, de 1991, da Associação Econômica Americana.

Eleito como uma das 50 pessoas mais influentes em finanças globais pela Bloomberg, em 2011, o professor é considerado um dos economistas mais conhecidos e aclamados do mundo. Colunista de opinião clara e franca, Krugman discute as principais questões que afetam a economia global atual em seus textos publicados duas vezes por semana no jornal New York Times.

Recentemente, foi notícia em veículos como a Bloomberg Línea, ao comentar sobre a criação de uma moeda comum entre Brasil e Argentina.

É autor ou editor de 20 livros e mais de 200 artigos em revistas profissionais e volumes editados. A mais recente obra de Krugman é o livro: “Discutir com Zombies: Economia, Política e Luta por um Futuro Melhor”, extraído principalmente de sua coluna do New York Times. Nele, Paul aborda as complexidades de várias questões políticas.

É reconhecido mundialmente como um líder nos campos da geografia econômica e do papel dos rendimentos crescentes na formação do comércio internacional. Paul Krugman é Professor Emérito de Economia no Centro de Pós-Graduação da Universidade da Cidade de Nova York (CUNY), membro do corpo docente do Stone Center on Socio-Economic Inequality e do Luxembourg Income Study (LIS). A pesquisa acadêmica atual do Sr. Krugman se concentra em crises econômicas e monetárias. 

Fonte: CQCS