Dyogo Oliveira firma compromisso pela equidade de gênero no 'Sou Segura Summit 2023'

Na véspera do Dia Internacional da Mulher, o presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Dyogo Oliveira, participou da abertura do evento Sou Segura Summit 2023, voltado a impulsionar lideranças femininas no universo corporativo do país, realizado no Teatro B32, em São Paulo (SP).

Ao lado de Simone Vizani, presidente da Sou Segura, e Maria Helena Monteiro, diretora de ensino da Escola de Negócios e Seguros (ENS), Dyogo fez um discurso de abertura sobre a presença das mulheres no mercado de seguros e firmou um compromisso pela busca permanente por equidade no setor de seguros através da CNseg.

"O compromisso que eu vim fazer hoje aqui não é só com a Sou Segura, mas com todos que estão aqui. A CNseg tem na sua agenda o compromisso de tornar a indústria de seguros inclusiva, equitativa e que traga oportunidades para todos", disse.

O presidente da CNseg lembrou ainda que, apesar desse processo de exclusão de minorias ter sido construído por séculos, a solução tem que ser mais rápida. Segundo Dyogo, o setor de seguros pode conduzir essa mudança.

"Nós vivemos um processo de menorização construído por séculos e séculos, mas não podemos demorar séculos para consertar isso. Nós temos que assumir esse compromisso de ser um dínamo nesse processo de mudança", complementou.

"Quero deixar essa mensagem e dizer que podem ter absoluta confiança e certeza de que a CNseg e eu, pessoalmente, estarei permanentemente dedicado a essa agenda. Já foi muito pior, mas ainda é uma situação inaceitável. Importante falar também, e não é mérito meu, é um comportamento da instituição CNseg. Nós temos 70% dos cargos de liderança ocupados por mulheres [na Confederação]", finalizou Dyogo.

Simone Vizani, presidente da Sou Segura, citou números que retratam a situação das mulheres no mercado segurador, como 82% ainda se sentirem excluídas do mundo corporativo e 27% dos brasileiros ficarem desconfortáveis em ter uma líder mulher. Vizani afirmou que todos os presentes no evento representavam a materialização da causa da Sou Segura.

"A Sou Segura é símbolo do compromisso com a equidade de gênero. Construímos pontes e não barreiras, por isso sempre trazemos os homens para nossos eventos. Todas e todos que estão reunidas e reunidos aqui representam a materialização da nossa causa", completou.

Maria Helena Monteiro, diretora de ensino da ENS, apresentou sua experiência como mulher pioneira no mercado de seguros. Ela também frisou que a situação já foi muito pior para as mulheres, mas que ainda há espaço para melhorias.

"Na minha carreira eu tive a dor e a alegria de ser a 1ª mulher em quase tudo. Isso me ajudou muito, estar sempre cercada por muitos homens, porque usei isso para falar de diversidade. Desde 2001, as mulheres já são maioria no mercado segurador. Há praticamente um equilíbrio de gênero nos corretores formados na ENS e as corretoras de seguros estão abraçando essa causa", afirmou.

Mas, segundo Maria Helena, apesar das mulheres serem maioria na indústria de seguros, esse fator não se reflete nos cargos de liderança.

"As mulheres são 55% da força de trabalho do mercado de seguros, mas há uma proporção de 2 homens para 1 mulher em cargos de liderança. No entanto, 56% das seguradoras que responderam à pesquisa da ENS já têm políticas e programas pra incentivar a igualdade de gênero. As coisas estão evoluindo muito", finalizou.

Duas executivas da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) também participam do Sou Segura Summit 2023, promovido pela Sou Segura, no dia 8 de março, segundo dia do evento.

Karini Madeira, superintendente de Acompanhamento Técnico, participará do painel “Mulheres no Gerenciamento de Riscos", e Ana Paula Santos, diretora de Sustentabilidade e Relações de Consumo, palestrará sobre o tema “Investimentos em Negócios Femininos".

A programação completa do Sou Segura Summit 2023 pode ser conferida no site oficial do evento: https://bityli.com/6soSug

Executivas da CNseg são finalistas do Prêmio Sou Segura

Durante o evento, também serão anunciadas as vencedoras da edição 2022-2023 do “Prêmio Sou Segura”, que reconhece, por meio de voto popular, o protagonismo de mulheres e de suas empresas.

Essa premiação tem como objetivo valorizar e incentivar os esforços das empresas e profissionais de seguros que melhor desenvolvem a cultura da equidade de gênero e promovem o empoderamento de mulheres.

As duas executivas da CNseg finalistas são: Luciana Dall’Agnol, superintendente de Relações de Consumo e Sustentabilidade, e Ana Paula Santos, diretora de Sustentabilidade e Relações de Consumo.

A votação é realizada por meio deste link: https://lnkd.in/dw5uSfHq

Fonte: CNseg