Mulher Segura: SindsegSC entrevista THAYSSA CHIMINELLI PUHLMANN DE SOUZA

Neste mês, é relembrada a importância da mulher para a sociedade e reforçado a luta contra o machismo e violência por meio do Dia Internacional da Mulher. Para marcar essa data de uma forma especial, todas as mulheres que fazem parte dos Grupos de Trabalho Regionais da entidade foram convidadas a falar sobre a sua caminhada profissional e a data comemorativa.

Hoje é dia de conhecer a executiva Thayssa Chiminelli Puhlmann de Souza. A sua formação acadêmica é em Engenharia Civil e está há 12 anos atuando na Sompo Seguros.

Saiba mais sobre essa profissional na entrevista abaixo e inspire-se:

QUEM É THAYSSA CHIMINELLI PUHLMANN DE SOUZA?

Sou a Thayssa, casada, mãe de dois filhos. Amo estar com a minha família, fazer esportes, trabalhar e ficar com o tempo livre (penso que estamos perdendo esses momentos que são tão importantes para nossa mente e corpo).

Quando atuei no mercado da construção civil e recebi na época a proposta para trabalhar na seguradora, não entendi muito bem o porquê precisaria de uma engenheira nessa área, mas resolvi arriscar, e hoje entendo que foi muito importante, eu aprendi muito e acredito que eu tenha feito a diferença. Trabalhei 8 anos no setor de engenharia da Marítima Seguros, como também na subscrição de responsabilidade civil e empresarial, e atualmente estou a 4 anos na área Comercial de todos os ramos.

VOCÊ É UMA MULHER QUE INSPIRA OUTRAS MULHERES? DE QUE FORMA?

Acredito que de alguma forma sim, tento fazer o melhor de mim, tanto no meu lado profissional como pessoal. Tenho o costume de incentivar as pessoas a terem hábitos saudáveis, como praticar esportes e alimentação saudável, e muitas pessoas relatam que hoje são pessoas diferentes pelo meu incentivo.

NA SUA OPINIÃO, O QUE SIGNIFICA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER OU QUAL IMPORTÂNCIA DESSA DATA PARA A SOCIEDADE?

É um momento de reflexão sobre a luta e as conquistas das mulheres, principalmente por igualdade e respeito ao longo da história.

NA SUA CARREIRA VOCÊ ENCONTROU DESAFIOS RELACIONADOS AO FATO DE SER MULHER? QUAIS E COMO LIDOU?

Apesar de eu ter vindo de uma formação de pouquíssimas mulheres, nunca foi um problema para mim ser mulher nesse meio da construção civil, onde praticamente 90% são homens. Estive presente em muitas obras, troquei ideia com muitos trabalhadores da construção civil e nunca tive desrespeito por ser mulher. Na minha trajetória profissional tentei sempre não perder a minha essência. E o mais importante, eu mesmo não tenho preconceito por ser mulher numa obra ou no ambiente de trabalho.

SABEMOS QUE MUITAS COISAS NA VIDA DAS MULHERES FORAM CONQUISTADAS POR MOVIMENTOS QUE OCORRERAM AO LONGO DA HISTÓRIA, PORÉM AINDA É POSSÍVEL EVOLUIR NESSE QUESITO. NA SUA OPINIÃO, EM QUAIS PONTOS A SOCIEDADE E/OU NÓS MULHERES PRECISAMOS MELHORAR?

Acredito que os homens e as mulheres têm as suas diferenças e temos que respeitar isso, temos que valorizar essas características de cada sexo e saber utilizar isso de uma forma leve no dia a dia e ambiente de trabalho. Penso, que muitas mulheres acabam tendo preconceito delas mesmo por serem mulheres, mas pelo contrário, precisam ter orgulho de ser mulher e impor respeito desse sexo tão importante para humanidade.

POR QUE INGRESSOU NESSE MERCADO? QUAL É O SEU HISTÓRICO COM O SEGMENTO?

Entrei no mercado de seguros por um convite e resolvi arriscar, entrei sem saber nada de seguros e hoje vejo o tão grande e dinâmico é esse mercado. E sinto que faço a diferença para evolução dele.

QUAIS CONSELHOS OU MENSAGEM VOCÊ DEIXARIA PARA AS MULHERES DO SETOR DE SEGUROS?

Sejam vocês! Independente do sexo, entrem de cabeça e façam o seu melhor.

PING PONG

Livro: O Poder do Agora.

Filme/Série: A procura da Felicidade.

Música: Depende de cada momento.

Esporte: Corrida, musculação, beach tennis e outros.

Comida favorita: Pizza.

Mania: Agitada.

Um dia perfeito: Vários.

Lugar que deseja conhecer: Indonésia e Índia.

Exemplo de vida: Meus pais e meu marido.

Mulher de referência: Minha mãe.

Frase: “Não se preocupe quando não for reconhecido, mas esforce-se para ser digno de reconhecimento” Abraham Lincoln.

Ação SindsegSC

Durante todo o mês de março serão apresentadas mulheres que atuam nos Grupos de Trabalho Regionais do SindsegSC por meio de entrevista. O objetivo dessa ação é valorizar as mulheres que fazem diferença e que inspiram outras mulheres, através da sua carreira e do seu exemplo de vida. Clique aqui para visualizar as entrevistas já realizadas e acompanhe o portal de informações www.sindsegsc.org.br para conferir as demais entrevistas.

Sobre o SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização no Estado de Santa Catarina - SindsegSC congrega as principais empresas que compõem o setor de seguros catarinense. Como entidade líder, contribui para o desenvolvimento econômico do estado e do sistema de seguros privados, representa suas associadas e dissemina a cultura do seguro, colaborando para o progresso de Santa Catarina.

Fonte: SindsegSC - Sindicato das Seguradoras