Mulher Segura: SindsegSC entrevista FABIANE ROMAGNA MARCELINO

Todos os anos, o mês de março é dedicado as mulheres e a sua importante contribuição nos espaços da sociedade. Para homenagear a presença feminina no mercado de seguros, o SindsegSC convidou todas as integrantes dos Grupos de Trabalho Regionais da entidade para falar sobre o ramo, suas experiências e o Dia Internacional da Mulher.

A entrevista do dia é a Fabiane Romagna Marcelino. A executiva é formada em Administração e possui MBA em Marketing Estratégico. Atua como Gestora de Negócios da Liberty Seguros, em Florianópolis.

Veja a entrevista completa abaixo e inspire-se

QUEM É FABIANE ROMAGNA MARCELINO?

Sou uma mulher alegre, comunicativa, que adora ler, assistir filmes, cozinhar e caminhar na praia. Tenho dois filhos maravilhosos que são a razão da minha vida. Como adoro desafios, este ano vou começar a graduação de Psicologia, um sonho antigo que estou podendo realizar agora.

VOCÊ É UMA MULHER QUE INSPIRA OUTRAS MULHERES? DE QUE FORMA?

Sempre acreditei que é através das nossas atitudes que inspiramos as pessoas ao nosso redor. Na minha família somos em três irmãs, eu sou a mais velha e automaticamente várias responsabilidades pesaram em cima de mim, apesar disso foi muito gratificante ter passado os ensinamentos às minhas irmãs. E o mais importante disso tudo é concluir hoje através dos comentários delas o quanto eu contribuí para as mulheres maravilhosas que elas se tornaram. Também sirvo de inspiração para minha filha com ensinamentos de uma sociedade mais diversa onde as mulheres podem fazer o que quiserem e estarem no lugar que elas desejarem sem ter que seguir um padrão imposto por uma sociedade conservadora.

NA SUA OPINIÃO, O QUE SIGNIFICA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER OU QUAL IMPORTÂNCIA DESSA DATA PARA A SOCIEDADE?

Este dia é o momento de lembrarmos que muitas mulheres sacrificaram as suas vidas para conseguirmos os direitos que temos hoje, como trabalhar, votar, estudar, conquistar a independência enfim termos o direito de escolhermos o caminho que desejamos seguir por nós mesmas. Mas a luta continua temos muito mais para conquistar, a sororidade tem papel fundamental neste caminho.

NA SUA CARREIRA VOCÊ ENCONTROU DESAFIOS RELACIONADOS AO FATO DE SER MULHER? QUAIS E COMO LIDOU?

Somos rotuladas com muitos comentários e conceitos pré-formatados, no início me calava, mas depois fui me tornando uma mulher corajosa e forte, não podemos deixar que este tipo de preconceito se perpetue. Temos que nos impor, mas claro nós mulheres sempre temos que estudar e trabalhar mais, para mostrarmos que somos capazes de entregar um trabalho com excelência. Hoje na Liberty temos projetos que me enchem de orgulho de trabalhar nesta empresa, o projeto Mulheres Seguras é um deles, onde promovemos o empoderamento e o empreendedorismo feminino.

SABEMOS QUE MUITAS COISAS NA VIDA DAS MULHERES FORAM CONQUISTADAS POR MOVIMENTOS QUE OCORRERAM AO LONGO DA HISTÓRIA, PORÉM AINDA É POSSÍVEL EVOLUIR NESSE QUESITO. NA SUA OPINIÃO, EM QUAIS PONTOS A SOCIEDADE E/OU NÓS MULHERES PRECISAMOS MELHORAR?

A empatia e a união entre as mulheres é fundamental nas nossas conquistas futuras, porém também não podemos deixar de incluir os homens nesta construção, pois é importante que eles entendam e apoiem as mulheres neste novo rumo que estamos seguindo. As empresas também poderiam trabalhar para um ambiente mais diverso e inclusivo nos recrutamentos de pessoas, abrindo mais vagas gerenciais às mulheres.

POR QUE INGRESSOU NESSE MERCADO? QUAL É O SEU HISTÓRICO COM O SEGMENTO?

Estava trabalhando como estagiária num banco quando surgiu a oportunidade de trabalhar numa corretora, onde fiquei por 7 anos, aprendi muito lá, foi uma escola para mim. Eu achava que estava na hora de alçar voos maiores, foi quando o gerente da filial da Liberty me convidou para trabalhar na Cia, empresa a qual estou há 17 anos, parece muito tempo, mas não é, sempre estamos aprendendo coisas novas e encarando novos desafios.

QUAIS CONSELHOS OU MENSAGEM VOCÊ DEIXARIA PARA AS MULHERES DO SETOR DE SEGUROS?

Não podemos nos acomodar, a mudança tem que partir de cada uma de nós. O mercado de seguros até um tempo atrás era muito masculino, hoje aos poucos estamos conquistando o nosso espaço. Tenho muito orgulho de trabalhar na Liberty onde temos como presidente a Patrícia Chacon, uma mulher muito competente de liderança inspiradora, sendo um exemplo para nós.

PING PONG

Livro: As Cinco Linguagens do Amor

Filme/Série: As Telefonistas da Netflix

Música: Bem que se quis, da Marisa Monte

Esporte: Vôlei

Comida favorita: como uma boa italiana, adoro massas

Um dia perfeito: qualquer programa com meus filhos

Lugar que deseja conhecer: Portugal

Exemplo de vida: Meu pai

Mulher de referência: Minha mãe

Frase: Viva para ser feliz, não para agradar os outros.

Ação SindsegSC

Durante todo o mês de março serão apresentadas mulheres que atuam nos Grupos de Trabalho Regionais do SindsegSC por meio de entrevista. O objetivo dessa ação é valorizar as mulheres que fazem diferença e que inspiram outras mulheres, através da sua carreira e do seu exemplo de vida. Clique aqui para visualizar as entrevistas já realizadas e acompanhe o portal de informações www.sindsegsc.org.br para conferir as demais entrevistas.

Sobre o SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização no Estado de Santa Catarina - SindsegSC congrega as principais empresas que compõem o setor de seguros catarinense. Como entidade líder, contribui para o desenvolvimento econômico do estado e do sistema de seguros privados, representa suas associadas e dissemina a cultura do seguro, colaborando para o progresso de Santa Catarina.

Fonte: SindsegSC - Sindicato das Seguradoras