Mulher Segura: SindsegSC entrevista ÉLEN CASSANDRA DE ATAIDE PETROCHINSKI

O mês de março é dedicado a celebrar e homenagear as mulheres do mundo inteiro. No mercado de seguros, é possível encontrar cada vez mais mulheres inspiradoras e com muitos ensinamentos a passar. Pensando nisso, o SindsegSC convidou todas as integrantes dos Grupos de Trabalho Regionais para, justamente, compartilhar as suas experiências e com isso empoderar cada vez mais mulheres.

A entrevistada de hoje é da Élen Cassandra de Ataide Petrochinski. A securitária é formada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Já possui 25 anos de experiência no ramo de seguros e atualmente possui a função de Gestora de Negócios na Liberty Seguros. Além disso, participa do Grupo de Trabalho Vale do Itajaí.

Saiba mais detalhes dessa mulher inspiradora na entrevista abaixo:

QUEM É ÉLEN CASSANDRA DE ATAIDE PETROCHINSKI?

Sou uma geminiana muito comunicativa. Acabei nunca atuando no segmento da Publicidade e Propaganda, mas trabalhei em financeira e, na época acabou surgindo uma oportunidade de trabalho na área de seguros. Pratico yoga há alguns anos, que me ajuda a equilibrar o estresse do dia a dia e a manter o corpo mais saudável.

VOCÊ É UMA MULHER QUE INSPIRA OUTRAS MULHERES? DE QUE FORMA?

Não sei se inspiro outras mulheres, mas procuro me inspirar em grandes mulheres que são determinadas e focadas em seus objetivos. Em nosso mercado segurador temos grandes exemplos de destaque, principalmente na Liberty Seguros onde posso citar nossa presidente Patrícia Chacon.

NA SUA OPINIÃO, O QUE SIGNIFICA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER OU QUAL IMPORTÂNCIA DESSA DATA PARA A SOCIEDADE?

O Dia da Mulher são todos os dias, pois temos vários papéis a desempenhar como mãe, esposa, filha, profissional, dona de casa e muitos outros que posso citar. A data 08 de março serve para lembrar nossa importância na sociedade, relembrar aquele grupo de mulheres que lutaram por melhores condições de vida e frisar que temos que garantir nossos direitos sempre.

NA SUA CARREIRA VOCÊ ENCONTROU DESAFIOS RELACIONADOS AO FATO DE SER MULHER? QUAIS E COMO LIDOU?

Sim, trabalhei em uma empresa onde percebia sempre que havia a preferência em promover homens. Em um determinado momento fui conversar com meu gestor sobre meu plano de carreira e as pretensões que tinha. Deixei claro que se não houvesse mudanças, eu buscaria novos desafios. Em menos de seis meses recebi uma promoção e fiquei super empolgada e determinada em dar o meu melhor na nova função.

SABEMOS QUE MUITAS COISAS NA VIDA DAS MULHERES FORAM CONQUISTADAS POR MOVIMENTOS QUE OCORRERAM AO LONGO DA HISTÓRIA, PORÉM AINDA É POSSÍVEL EVOLUIR NESSE QUESITO. NA SUA OPINIÃO, EM QUAIS PONTOS A SOCIEDADE E/OU NÓS MULHERES PRECISAMOS MELHORAR?

A educação é a base para conscientização. Através dela e ao longo dos anos temos evoluído em vários aspectos como sociedade e ainda temos muito a melhorar. As mulheres vêm conquistando seu espaço com muita coragem e determinadas a se superar a cada dia.

POR QUE INGRESSOU NESSE MERCADO? QUAL É O SEU HISTÓRICO COM O SEGMENTO?

A oportunidade de trabalhar com seguros surgiu aos 16 anos quando deixei meu currículo em uma agência de empregos. O gestor que me contratou foi em minha casa para conversar com meus pais porque eu ainda era menor de idade. Na época, minhas responsabilidades eram montar os kits de apólices de segurados e corretores, despachar os documentos e fazer os arquivamentos das vias na seguradora. Fiquei apenas seis meses na função e somente mais tarde após trabalhar em outras áreas é que busquei retornar ao ramo de seguros.

QUAIS CONSELHOS OU MENSAGEM VOCÊ DEIXARIA PARA AS MULHERES DO SETOR DE SEGUROS?

Meu conselho é lutar por seus ideais. Dificuldades sempre irão surgir em qualquer segmento ou momento da nossa trajetória, mas se sabemos para onde queremos ir, não perderemos o foco.

PING PONG

Livro: Gosto de biografias e livros de autoajuda, porém confesso que não sou muito de ler.

Filme/Série: Assisto vários filmes e séries na Netflix

Música: Gosto de Rock e Heavy Metal

Esporte: Pratico Yoga

Comida favorita: Pizza

Mania: Organização

Um dia perfeito: Aquele que saiu exatamente como planejei

Lugar que deseja conhecer: Grécia

Exemplo de vida: Meus pais

Mulher de referência: Patrícia Chacon, nossa presidente na Liberty.

Frase: Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante (Augusto Branco).

Acão SindsegSC

Durante todo o mês de março serão apresentadas mulheres que atuam nos Grupos de Trabalho Regionais do SindsegSC por meio de entrevista. O objetivo dessa ação é valorizar as mulheres que fazem diferença e que inspiram outras mulheres, através da sua carreira e do seu exemplo de vida. Clique aqui para visualizar as entrevistas já realizadas e acompanhe o portal de informações www.sindsegsc.org.br para conferir as demais entrevistas.

Sobre o SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização no Estado de Santa Catarina - SindsegSC congrega as principais empresas que compõem o setor de seguros catarinense. Como entidade líder, contribui para o desenvolvimento econômico do estado e do sistema de seguros privados, representa suas associadas e dissemina a cultura do seguro, colaborando para o progresso de Santa Catarina.

Fonte: SindsegSC - Sindicato das Seguradoras