Mulher Segura: SindsegSC entrevista HELLEN FERNANDES RONCAGLIO

O mês de março é um momento muito importante para todas as mulheres ao redor do mundo, pois é o mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher. Os Grupos de Trabalho Regionais são integrados por várias mulheres, com histórias incríveis e que valem a pena ser compartilhadas. Pensando nisso, o SindsegSC convidou todas a contarem suas experiências através de uma entrevista

A mulher inspiradora de hoje é a Hellen Fernandes Roncaglio. Ela integra o Grupo de Trabalho Capital.

Leia entrevista completa abaixo e conheça mais detalhes dessa mulher incrível:

QUEM É HELLEN FERNANDES RONCAGLIO?

Me chamo Hellen, sou natural de Criciúma/SC, de família tradicional, sou a 4ª filha de 5 filhos, securitária há 29 anos, formada em Gestão Empresarial, casada com Roberto Roncaglio, mãe de 2 filhos abençoados, Marília de 26 anos e Vinícius de 11 anos.

VOCÊ É UMA MULHER QUE INSPIRA OUTRAS MULHERES? DE QUE FORMA?

Já ouvi de algumas mulheres que sim, mas não só de mulheres e fico muito feliz por isso. Pela minha objetividade, determinação, fé, coragem, transparência, experiência, confiança, atenção e etc.

NA SUA OPINIÃO, O QUE SIGNIFICA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER OU QUAL A IMPORTÂNCIA DESSA DATA PARA SOCIEDADE?

É um “marco” para celebrarmos com mais força nossas lutas e conquistas, e que são muitas desde sempre. Por isso da importância que cada mulher se valorize, pois, precisamos seguir buscando nossos direitos, embora já tenhamos avançado. Muitas mulheres enfrentam dificuldades em ter direitos básicos garantidos mundo a fora, desde proibições do direito de ir e vir, nos países árabes, até países mais liberais como o Brasil, onde o machismo estrutural ainda se faz muito presente em nosso dia a dia.

NA SUA CARREIRA VOCÊ ENCONTROU DESAFIOS RELACIONADOS AO FATO DE SER MULHER? QUAIS E COMO LIDOU?

Sim, ainda mais que sou de uma época em que não havia muitas comerciais mulheres, onde nossa capacidade era questionada. O mercado hoje já avançou, mas ainda precisa evoluir mais neste sentido, percebam que ainda temos poucas mulheres nas hierarquias mais altas, e sabemos que temos condições de administrar empresas, com profissionalismo, comprometimento, conhecimento, sem deixarmos de ser esposas e mães presentes. Lembro do quão difícil foi, logo que tive meu segundo filho, onde para voltar às atividades após período de licença, tive que colocá-lo em escolinha com 4 meses, ir amamentá-lo nos horários permitidos e conciliar com visitas, reuniões, viagens, entrega de metas, eventos e etc.

POR QUE INGRESSOU NESSE MERCADO? QUAL É SEU HISTÓRICO COM O SEGMENTO?

Quando adolescente, tinha um sonho de trabalhar no segmento bancário, sempre gostei muito, e quando tive a oportunidade de estar neste meio, foi através de uma seguradora ligada a banco, em 1994, foi aí que tudo começou. Realizei o sonho de estar ligada a banco, comercializando produtos que entregavam segurança não só às pessoas, como também a seus patrimônios, profissões, e isso me realizava.

QUAIS CONSELHOS OU MENSAGEM VOCÊ DEIXARIA PARA AS MULHERES DO SETOR DE SEGUROS?

Que busquem conhecer bem seus produtos, mercado carece de especialistas. Que se preocupem com sua imagem, com seu legado. Que entreguem o seu melhor a cada dia.

PING PONG

Livro: A Bíblia Sagrada (sempre atual, fonte de inspiração, tem sempre a palavra que você precisa para qualquer dia, qualquer hora)

Filme/Série: Suits

Música: Perfect de Ed Sheeran

Podcast: Gosto de ouvir coisas positivas, então busco sempre ouvir mensagens que contenham conteúdo que acrescentem. Ouço bastante Leo Fraim e também Padre Eduardo Rocha, faz lindas reflexões diariamente!

Esporte: Vôlei e futebol

Comida favorita: Sushi

Mania: Cheirar as coisas antes de comer

Um dia perfeito: Já vivi vários! Mas amo os ensolarados! Adoro!

Lugar que deseja conhecer: Fátima, em Portugal.

Exemplo de vida: Jesus, em sua vida na terra, foi puro amor, anunciou e ensinou tudo a todos, sem excluir ninguém, realizou muitos milagres, pois somos duros de coração e mesmo assim, muitos duvidam de que os realizou, deu sua vida por nossos pecados e nunca desiste da gente!

Mulher de referência: Maria “Mãe de Jesus”

Frase: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13)

Ação SindsegSC

Durante todo o mês de março serão apresentadas mulheres que atuam nos Grupos de Trabalho Regionais do SindsegSC por meio de entrevista. O objetivo dessa ação é valorizar as mulheres que fazem diferença e que inspiram outras mulheres, através da sua carreira e do seu exemplo de vida. Clique aqui para visualizar as entrevistas já realizadas e acompanhe o portal de informações www.sindsegsc.org.br para conferir as demais entrevistas.

Sobre o SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização no Estado de Santa Catarina - SindsegSC congrega as principais empresas que compõem o setor de seguros catarinense. Como entidade líder, contribui para o desenvolvimento econômico do estado e do sistema de seguros privados, representa suas associadas e dissemina a cultura do seguro, colaborando para o progresso de Santa Catarina.

Fonte: SindsegSC - Sindicato das Seguradoras