Chapecó é palco do primeiro encontro do Santa Catarina Seguro

"Cada um tem uma ideia própria. Mas quando nos reunimos formamos uma grande ideia e ela é capaz de mudar os nossos negócios". Foi com essa frase que Ernesto João Reck, suplente do Conselho Fiscal da Sincor-SC abriu o primeiro encontro de uma série de eventos regionais que ocorrerão pelo estado de Santa Catarina em 2023.

A reunião aconteceu no dia 19 de maio, na cidade de Chapecó e teve o intuito de promover a união entre representantes do Oeste, Meio Oeste e Extremo Oeste Catarinense. Estavam presentes membros da diretoria do Sincor-SC, incluindo o novo presidente da organização, Afonso Luiz Coelho Filho, que aproveitou a oportunidade para se apresentar para os integrantes de Seguradoras e Corretores Associados. O evento contou com uma palestra do Prof. Maurício Tadeu e um jantar de encerramento.

Claudio Rotava, 3º Vice-Presidente do Sincor-SC, estava presente representando a região Oeste e falou sobre o evento. "Já trabalho na profissão há 40 anos, atualmente faço parte da Certa Corretora. Nós trabalhamos para divulgar as vantagens do associativismo e sindicalismo. Existe uma frase célebre que diz: "A união faz a força", e nós temos que procurar agregar a classe, pois sozinhos nós não somos ninguém. Então se conseguirmos somar as forças do oeste catarinense, com o pensamento dos corretores que estão se reunindo aqui, desde São Miguel do Oeste até Joaçaba, Videira, Xanxerê, nós vamos conseguir trocar ideias e aprender um pouco mais”, falou sobre o encontro. Sobre a palestra ele comentou: “Já conheço o nosso palestrante de outros eventos e ele sempre consegue promover interação e motivar todos, ainda mais neste cenário pós-pandemia em que estamos inseridos", comentou.

O presidente do Sincor-SC, Afonso Luiz Coelho Filho, ressaltou a importância do associativismo para a classe e suas perspectivas em seu mandato. "Essa é a minha primeira gestão e meu objetivo é aproximar o corretor do Sincor-SC. Para se ter uma ideia, no estado de Santa Catarina há, aproximadamente, 3.500 corretores, no entanto somente 650 estão associados ao Sincor-SC. Então nosso objetivo aqui é promover a união da classe. Queremos que cada vez mais corretores se associem para uma categoria mais forte. Estamos aqui em Chapecó com o apoio do Claudio Rotava, que representa essa região para tirar qualquer dúvida dos corretores do nosso estado”, falou.

Antes da palestra, Jaime Hort, coordenador de eventos, apresentou os dados do relatório de atividades de 2022, com as reuniões, atividades e contribuições sociais realizadas pelo sindicato ao longo do ano. Também foram abordadas as ações previstas para 2023, o novo selo para identificação de associados e os preparativos para uma futura viagem ao Congresso Sul Brasileiro dos Corretores de Seguros - BRASESUL, que acontecerá em Porto Alegre em 2024.

Palestra com Prof. Maurício Tadeu

Com a temática "Gestão, Inovação e Inteligência de negócios", o Prof. Maurício Tadeu (professor, consultor e mentor empresarial) abordou pontos como oferta e demanda de seguros, oportunidades e iniciativas para o mercado de seguros e a importância da coleta de dados dos clientes para o uso inteligente desses dados a favor da corretora.

"A última pesquisa feita sobre o uso de tecnologia por Corretores em 2019, mostrou que o principal investimento dos corretores estava na área administrativa, ou seja, em processo para melhorar os seus controles, mas não propriamente as suas estratégias. Eu acho que o que falta muito é o investimento tecnológico em sites e na captação de dados. As pessoas acreditam que sites são caros, mas na verdade esse é o modo que a empresa tem de se apresentar para o cliente e para a mídia. A tecnologia pode ser um meio ou instrumento para investigar melhor a sua base de dados e estabelecer o seu parque de negócios, basta saber aplicar no seu empreendimento. E foi sobre isso que falamos essa noite aqui no evento", esclareceu.

Próximos eventos regionais

Além de Chapecó, outras cidades de Santa Catarina também irão receber o 'Santa Catarina Seguro' ao longo do ano. Confira as datas:

- Vale do Itajaí, no dia 22 de junho, em Blumenau;

- Planalto Norte, no dia 17 de agosto, em Joinville;

- Grande Florianópolis, no dia 21 de setembro, em Florianópolis;

- Sul do Estado, no dia 19 de outubro, em Criciúma.

Fonte: Seguro Catarinense