Google lança inteligência artificial que prevê alagamentos no Brasil

Uma ótima ferramenta chega para pessoas que moram em regiões ribeirinhas, principalmente em meio à crise climática vivida. O Google liberou o Flood Hub, inteligência artificial (IA) que mostra a previsão dos alagamentos lançada em 2021, em mais 60 países, totalizando 80, incluindo o Brasil.

O Google afirma que 460 milhões de pessoas em todo o mundo podem acessar a plataforma para saber os riscos por perto. Além do Brasil, outros países da América do Sul e Central também estão inclusos. O Flood Hub também funciona na África, Europa e região da Ásia-Pacífico.

"Governos, organizações de ajuda e indivíduos podem usar o Flood Hub para tomar medidas oportunas e se preparar para inundações ribeirinhas, vendo dados e previsões de inundações relevantes localmente com até sete dias de antecedência", destaca o comunicado do Google.

Como funciona o alerta

O recurso usa dados de previsões do tempo e imagens de satélite. Então, ele combina o modelo hidrográfico, prevendo quanto de água flui em um rio, e o modelo de inundação, prevendo as áreas afetadas. Com o Flood Hub, o alerta de enchentes da busca e do Maps será expandido.

“Devido às mudanças climáticas, mais e mais áreas estão enfrentando condições climáticas extremas sem precedentes. Isso representa um desafio para os modelos de inundação, que são calibrados para corresponder às condições observadas em cada local”, disse Yossi Matias, vice-presidente de engenharia e pesquisa e líder de resposta a crises no Google, ao site Axios.

Anualmente, em todo o mundo, as inundações afetam mais de 250 milhões de pessoas, causando US$ 10 bilhões em danos econômicos. Infelizmente, a IA ainda não contempla áreas que sofrem com alagamentos repentinos, como os urbanos ou costeiros.

Fonte: Tecmundo