MAPFRE patrocina iniciativa de educação financeira e empreendedorismo para mulheres acima de 60 anos

A MAPFRE é a nova patrocinadora do projeto Educação Financeira e Empreendedorismo Feminino na Terceira Idade, idealizado pelo Instituto Defesa Coletiva, de Belo Horizonte (MG). O objetivo da iniciativa é promover a autonomia e o empoderamento de mulheres acima de 60 anos através de workshops, palestras e mentorias sobre educação financeira e empreendedorismo.

Com início em março, Mês Internacional da Mulher, o projeto beneficiará diretamente 240 mulheres da rede de atendimento à pessoa idosa da Prefeitura de Belo Horizonte. Elas receberão ferramentas e conhecimentos para gerenciar suas finanças pessoais, investir de forma consciente, conhecer seus direitos, bem como criar os próprios negócios para a geração de renda.

Ao longo deste ano, estão programados 42 encontros que oferecerão palestras e oficinas abordando uma variedade de temas essenciais, incluindo:

  • valorização, respeito e cuidado com a pessoa idosa;
  • estímulo ao envelhecimento ativo, digno e saudável;
  • fortalecimento em situações de violações de direitos, através de iniciativas educativas, geração de renda e resolução de conflitos;
  • promoção de ações de conscientização e informação para prevenir casos de abuso contra pessoas idosas.

Compromisso social da MAPFRE

O patrocínio ao projeto reforça o compromisso da MAPFRE com o desenvolvimento social e a inclusão. Para a empresa, a educação financeira é um pilar fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. De acordo com Tatiana Cerezer, diretora de comunicação e marketing:

“A MAPFRE tem um compromisso histórico com a responsabilidade social e equidade de gênero. Acreditamos que o acesso à educação e ao conhecimento é essencial para que as mulheres possam construir um futuro melhor para si mesmas e para suas famílias. Infelizmente, o etarismo é um problema que atinge diretamente muito mais o público feminino do que os homens”.

Diego Bifoni, diretor territorial da MAPFRE para Minas Gerais, explica que, ao patrocinar o projeto, a empresa quer contribuir para a “autonomia, dignidade e a independência financeira das mulheres que têm mais de 60 anos, ajudando-as a acreditar que é possível realizar sonhos em todas as fases da vida”,

Cabe destacar que o projeto foi inspirado pela vasta experiência do Instituto Defesa Coletiva em defesa dos direitos da pessoa idosa. Ao longo de mais de 20 anos, o instituto atuou na salvaguarda de conquistas fundamentais do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e na implementação de programas e projetos de educação para o crédito consciente e prevenção ao superendividamento.

“O Instituto Defesa Coletiva, em parceria com a prefeitura de Belo Horizonte – através do Fundo Municipal do Idoso -, soma esforços com empresas que apostam em ações socialmente inclusivas. Nosso objetivo neste projeto é promover educação financeira e ensinar às mulheres idosas ferramentas para que desenvolvam atividades que possam gerar renda e, sobretudo, satisfação pessoal”, explica Ana Cristina Rennó, coordenadora do projeto no Instituto Defesa Coletiva.

Fonte: CQCS | Adriane Sacramento