SindsegSC e ACOBOM renovam parceria para 2024

A parceria firmada em 2023 entre o SindsegSC – Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização no Estado de Santa Catarina e a ACOBOM – Associação Corpo de Bombeiros Comunitários de Chapecó-SC segue por mais um ano. Na tarde desta segunda-feira, 25, integrantes do Grupo de Trabalho Oeste realizaram a entrega do contrato para mais uma edição do Programa Bombeiro Mirim.

O coordenador do grupo, Clairton Luis Schein, o responsável pela pasta Educacional da região Oeste, Henrique Armin Soetbeer e o membro do Grupo de Trabalho Oeste, Rodolfo Nantes, foram recepcionados pelos Tenente Coronel Maico Francisco de Alcântara, Comandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militar; Major Cristiano Brandão, Subcomandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militar; Tenente Aguiar Junior Carlesso Meneghetti, Chefe de B3-Seção de Ensino, Instrução e Programas Comunitários; Assistente Social, Fabiane Ribeiro; e pelo instrutor do projeto, Silvester Franchi.

Para oficializar a parceria foi assinado contrato entre ambas entidades, focado no Projeto Bombeiro Mirim, que orienta crianças e adolescentes sobre a construção de valores, prevenção de acidentes, noções de primeiros socorros e sistemas preventivos contra incêndio e pânico.

O professor responsável pelas instruções do Bombeiro Mirim, Silvester Franchi, salienta a importância das lições do programa: “O ensino para o Bombeiro Mirim é pensado a partir das ações do cotidiano das crianças, seja em casa, na rua ou na escola, desta forma há a ligação entre os conceitos que apresentamos às crianças e a sua vida corrente”, afirma.

Segundo o Tenente BM Aguiar Meneghetti, "o corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina tem em seus projetos sociais um norte para que crianças adquiram consciência e conhecimento sobre a prevenção de acidentes e na ocasião que estes aconteçam, como agir nessas situações. Pensamos que através destes modelos auxiliamos na transformação do ser humano e na busca por cidadãos melhores e mais preparados", explica.

Para o presidente do SindsegSC, João Fazio Amato Neto, firmar novamente a parceria com o 6º Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Catarina e a Associação Corpo de Bombeiros Comunitários de Chapecó, é um orgulho. “Sabemos do excelente trabalho que ambas entidades realizam. Com esta parceria, resultamos na aplicação da Cultura do Seguro, pois ações de prevenção e proteção à vida integram o dia a dia das prerrogativas do SindsegSC”, completa.

O coordenador do GT Oeste, Clairton Luis Schein, comemora a renovação da parceria. “É um orgulho imenso poder fazer parte desse compromisso novamente. São centenas de estudantes beneficiados por uma ação que com certeza ficará marcada na vida deles para sempre”, aponta.

O profissional responsável pela área educacional, Henrique Armin Soetbeer, ressalta a importância de trabalhar esse assunto com os jovens. “É um aprendizado que eles levarão para dentro de suas casas, suas famílias. Estar preparado para situações de perigo agrega muito na formação de cada um deles e contribui para uma sociedade mais segura”, explica.

O profissional Rodolfo Nantes, também integrante do GT Oeste, concorda com os colegas e completa falando sobre a necessidade do programa para a região. “Uma ação dessa grandiosidade deve ser realizada em todo o estado, é um prazer imenso poder acompanhar o desenvolvimento desse programa em Chapecó e ver tantos beneficiados de uma forma tão positiva”, afirma.

PROGRAMA BOMBEIRO MIRIM

O Programa Bombeiro Mirim tem como objetivos específicos:

- Orientar crianças e adolescentes sobre temas voltados aos sistemas preventivos contra incêndio e pânico, prevenção de acidentes domésticos, aquáticos e noções de primeiros socorros.

- Instruir sobre o acionamento correto dos números de emergência e as consequências do trote.

-Contribuir com os processos educacionais de aprendizagem, na melhora da relação entre professores e estudantes, investindo também em inclusão social; no fortalecimento da convivência familiar e comunitária.

- Desenvolver atividades sobre valores humanos, incentivando práticas de solidariedade, empatia, respeito ao outro e a si mesmo e aos outros.

- Colaborar com a diminuição das diversas expressões de violência no espaço escolar, procurando assim formar cidadãos mais preparados e conscientes do seu papel na sociedade.

PERÍODO

1º Ciclo: Abril, Maio, Junho e Julho

2º Ciclo: Agosto, Setembro, Outubro e Novembro

Sobre o SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização do Estado de Santa Catarina - SindsegSC congrega as principais empresas que compõem o setor de seguros catarinense. Como entidade líder, contribui para o desenvolvimento econômico do estado e do sistema de seguros privados, representa suas associadas e dissemina a cultura do seguro, colaborando para o progresso de Santa Catarina. O Sindicato para Gestão 2022/2025 é presidido por João Amato.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras