Sompo reúne parceiros de negócios em Porto Alegre para dialogar e apresentar novidades estratégicas

O Diver Resto Party Bar, no bairro Bela Vista em Porto Alegre (RS), foi o local escolhido pela Sompo Seguros para reunir parceiros de negócios e representantes do mercado segurador gaúcho para dialogar sobre o atual momento da Companhia, bem como apresentar novidades, estratégias de negócios e metas. O evento aconteceu na noite de terça-feira, 02 de abril. A atividade contou com a presença do CEO da Sompo, Alfredo Lalia Neto, além de executivos e colaboradores da Seguradora.

Na abertura do encontro o Gerente Comercial regional da Sompo no Rio Grande do Sul, Renato Comarin, agradeceu a presença de todos. “Sei que alguns profissionais vieram de longe para nosso evento, chegando a viajar por 7 horas. Isso nos enche de orgulho pois demonstra a forte parceria que temos. Obrigado pelo prestígio e apoio de vocês”, afirmou Comarin.

O diretor Executivo Comercial, Fernando Grossi, demonstrou a gratidão da empresa pelo mercado segurador gaúcho devido ao trabalho que vem sendo desenvolvido na região ao longo dos anos. “Em 2023 a Seguradora concluiu sua transição e os corretores estiveram sempre apoiando e acreditando na Seguradora. Tenho certeza que a Sompo vai estar como um grande representante desse mercado corporativo, sempre ouvindo e atenta aos grandes projetos, para que possamos desenvolver juntos o futuro”, pontuou Grossi.

Já o diretor comercial da Sompo, Rogério Santos, apresentou diferenciais da Seguradora e enfatizou que a empresa deseja intensificar o diálogo com os parceiros de negócios para buscar as melhores soluções. Em relação ao processo de transição da Companhia, o executivo comentou sobre a reestruturação que ocorreu em Filiais da empresa, além de apresentar números corporativos de 2023. "Encerramos o ano passado com R$ 2,3 bilhões em prêmios, sendo todos provenientes dos produtos que comercializamos atualmente. Mais uma vez concluímos o último ano como líderes do mercado no segmento de transportes, com mais de R$ 1 bilhão de prêmios. Obtivemos também o terceiro lugar na linha de produtos de máquinas e implementos agrícolas, tendo aproximadamente 100 mil itens de máquinas seguradas. A Companhia possui grande capacidade de resseguro”, comentou.

O presidente da Sompo, Alfredo Lalia Neto, iniciou seu pronunciamento ressaltando o êxito no processo de transição em que houve a venda dos negócios de Varejo da Seguradora para a HDI Seguros, em 2023: “felizmente a operação não causou solução de continuidade tanto para os clientes como para os corretores. Recebemos relatos positivos de profissionais do mercado afirmando que eles não sentiram a migração”.

Lalia Neto destacou que mesmo em um período de transição, a Sompo cresceu muito e o ano de 2024 está comprovando que foi assertiva a estratégia adotada pela Companhia em relação as linhas de negócio atuais. “Fechamos o primeiro trimestre de 2024 com R$ 728 milhões de prêmios em seguros. Devemos concluir o ano com um valor estimado entre 2,7 e 3 R$ bilhões de prêmios, que era o mesmo obtido em 2019 quando a empresa tinha o dobro de negócios que operamos atualmente”.

O executivo disse que no período compreendido entre 2021 e o presente momento, a Sompo cresceu em média 32% ao ano, e esse crescimento representa que a cada três anos a Companhia dobra de tamanho. “Pretendemos dobrar novamente a Seguradora no período 2024 /2027 focando nas linhas em que atuamos e com bastante investimento, já que temos um capital considerável para sustentar esse crescimento. Temos cerca de R$ 1 bilhão de capital para desenvolver no Brasil, pois nossos acionistas almejam que essa quantia seja investida na operação”, salientou Lalia Neto.

Para obter grande crescimento e maior capacidade de subscrição de riscos diferenciados no país, a Sompo fará investimentos em áreas importantes como o segmento tecnológico: “vamos investir entre R$ 150 e 200 milhões para refazer toda nossa infra-estrutura de tecnologia. Atualmente a subscrição do transporte é toda realizada através sistema que utiliza inteligência artificial, mas também acreditamos muito na inteligência natural e por isso temos subscritores atuando em cotações e análises”.

O presidente da Sompo encerrou sua fala ressaltando a necessidade de conhecer profundamente a necessidade dos clientes: “precisamos ter conhecimento dos segmentos de nossos segurados, como agronegócio, transporte, para poder apresentar soluções a todas as necessidades que uma empresa de logística tenha”.

Ao final das explanações os parceiros de negócios puderam confraternizar e dialogar com os executivos e colaboradores da Sompo. O presidente do Sincor RS, André Thozeski, e o sócio-diretor do Seguro Gaúcho, Luiz Felipe Paradeda, compareceram ao Diver Resto Party Bar e prestigiaram a atividade.

Fonte: Seguro Gaúcho