Entidade Laço Amarelo: dispositivos de redução de velocidade

O trânsito urbano é um ambiente dinâmico e desafiador, onde a segurança de cada um dos usuários das vias é uma prioridade fundamental. Reduzir a velocidade dos automóveis é uma estratégia crucial para diminuir o risco de acidentes e garantir a segurança de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. Nesse contexto, as lombadas e travessias elevadas emergem como elementos indispensáveis na promoção de uma condução mais segura e responsável.

A principal vantagem das lombadas e travessias elevadas é a capacidade de promover uma desaceleração do tráfego. Ao forçar os condutores a reduzirem a velocidade, essas estruturas ajudam a minimizar a gravidade dos acidentes, caso ocorram, e também a reduzir a probabilidade de sua ocorrência. Afinal, muitos acidentes são causados pela alta velocidade, e a redução dela é um passo fundamental para aumentar a segurança viária.

Além disso, as lombadas e travessias elevadas contribuem para a criação de um ambiente viário mais inclusivo e acessível. Ao priorizar a segurança dos pedestres, esses dispositivos tornam as ruas mais amigáveis.

No entanto, é importante ressaltar que a instalação de lombadas e travessias elevadas deve ser feita com critério e planejamento adequado. É essencial que essas intervenções sejam realizadas com base em estudos técnicos e considerando as características específicas de cada via e comunidade.

Em suma, as lombadas e travessias elevadas desempenham um papel crucial na redução da velocidade dos automóveis e, consequentemente, na prevenção de acidentes de trânsito. Ao promover uma condução mais segura e responsável, essas estruturas contribuem para a criação de cidades mais seguras, sustentáveis e inclusivas, onde todos os usuários da via possam se deslocar com tranquilidade e respeito mútuo.

Sobre o SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização do Estado de Santa Catarina - SindsegSC é uma Entidade Laço Amarelo, certificada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em reconhecimento às ações desenvolvidas por um trânsito mais seguro e responsável. Congrega as principais empresas que compõem o setor de seguros catarinense, e como entidade líder, contribui para o desenvolvimento econômico do estado e do sistema de seguros privados. O SindsegSC representa suas associadas e dissemina a cultura do seguro, colaborando para o progresso de Santa Catarina. O Sindicato para Gestão 2022/2025 é presidido por João Amato.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras