Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

No dia 28 de abril, o mundo se une para celebrar o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. Esta data é mais do que uma simples comemoração; é um lembrete crucial da importância de proteger e promover o bem-estar dos trabalhadores em todo o mundo. Desde sua criação pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2003, este dia tem sido um farol de conscientização e ação para garantir ambientes de trabalho seguros e saudáveis para todos.

A necessidade de destacar a segurança e a saúde no local de trabalho não é algo exagerado. Todos os anos, milhares de trabalhadores sofrem lesões, doenças e até mesmo perdem suas vidas devido as condições inadequadas de trabalho.

Um ambiente de trabalho seguro e saudável não é apenas um direito fundamental de todos os trabalhadores, mas também é um pré-requisito essencial para o crescimento econômico sustentável e a produtividade. Quando os trabalhadores se sentem seguros, ficam mais motivados, engajados e capazes de contribuir de maneira significativa para suas organizações.

Além disso, investir em segurança e saúde no trabalho não é apenas a coisa certa a se fazer moralmente, mas também é uma decisão inteligente do ponto de vista empresarial. Estudos mostram consistentemente que empresas que priorizam a segurança e a saúde no local de trabalho tendem a ter melhor desempenho financeiro.

Todos nós, como membros da sociedade global, devemos nos comprometer a promover ambientes de trabalho seguros e saudáveis, para que todos os trabalhadores possam desfrutar de dignidade e bem-estar em seus locais de trabalho.

Sobre o SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização do Estado de Santa Catarina - SindsegSC congrega as principais empresas que compõem o setor de seguros catarinense. Como entidade líder, contribui para o desenvolvimento econômico do estado e do sistema de seguros privados, representa suas associadas e dissemina a cultura do seguro, colaborando para o progresso de Santa Catarina. O Sindicato para Gestão 2022/2025 é presidido por João Amato.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras