Soluções de pagamento digital podem aumentar satisfação e retenção dos clientes de seguros

Historicamente, os meios de pagamento evoluíram de simples trocas de bens para sistemas complexos que hoje incluem transações digitais e sem contato. No Brasil, essas mudanças vieram a reboque de um rápido desenvolvimento tecnológico que possibilitou o surgimento de plataformas como as carteiras digitais e sistemas de pagamento instantâneo como o Pix.

As modalidades modernas de pagamento facilitam a adoção de novos hábitos de consumo

É fato que a evolução dos meios de pagamento tem acompanhado as demandas de cada período histórico, adaptando-se às necessidades dos consumidores contemporâneos à determinada época. No entanto, um outro fato é que a existência de uma sociedade digital e altamente conectada só é viável devido ao avanço das tecnologias de pagamento e, ainda, que as modalidades modernas de pagamento facilitam a adoção de novos hábitos de consumo (como ocorreu com o e-commerce, por exemplo).

Aumento no volume de pagamentos online

A última década testemunhou um grande aumento no volume de pagamentos online no país, impulsionado pela consolidação e crescimento do e-commerce no Brasil. O crescimento se deve, em grande parte, ao período da pandemia, onde a necessidade de segurança e conveniência acelerou a adesão massiva ao comércio eletrônico, uma tendência que se mantém em ascensão, demonstrando que quem comprova as vantagens das compras online, dificilmente renuncia a elas.

Tempo para receber o pagamento é fonte de descontentamento para os segurados

O tempo de espera por compensações financeiras é uma das principais fontes de descontentamento entre os segurados, conforme aponta um estudo da Accenture. É sabido que o processo para receber a indenização de um sinistro pode ser complexo e lento, levando à frustração do cliente e ao aumento dos custos operacionais das seguradoras. A implementação de pagamentos imediatos, portanto, pode se tornar mais que uma conveniência, vindo a ser uma necessidade premente que, quando atendida, pode transformar positivamente a percepção do cliente sobre a seguradora.

Parceria entre empresas de tecnologia para melhorar as soluções de pagamento digital

A empresa OneShield, fornecedora de soluções de software para seguradoras, anunciou uma parceria estratégica com a One Inc., empresa especializada em processamento de pagamentos e serviços de gateway de pagamento para o setor de seguros. A parceria tem o objetivo de melhorar as soluções de pagamento digital oferecidas às seguradoras, colaborando para reduzir os tempos de transação, diminuir os custos operacionais e fornecer um processo de pagamento mais transparente para os segurados. A integração entre as parcerias de negócios vai permitir facilitar as transações e aumentar a eficiência operacional das seguradoras. Para os consumidores, vai criar um ambiente de confiança e segurança.

Integração de infraestruturas podem facilitar a realização de pagamentos de sinistros em tempo real no Brasil

De acordo com matéria no Valor Econômico, as seguradoras estão caminhando para pagamentos de sinistros em tempo real, mas tal solução vai depender da integração de infraestruturas de transferência de valores em tempo real como o Pix no Brasil. Como essa é uma das principais demandas dos consumidores de seguros, quando se tornar realidade, essa inovação vai responder diretamente às expectativas dos consumidores por serviços mais ágeis, eficientes e, na modalidade preferida dos consumidores de todos os mercados atuais: na palma da mão com o próprio smartphone do cliente.

Pagamento digital deve ser uma resposta natural às demandas tecnológicas atuais

A incorporação de soluções de pagamento digital no ramo segurador deve ser uma resposta natural às demandas tecnológicas atuais e uma nova forma de interação entre seguradoras e clientes. Essas inovações oferecem processos mais rápidos e transparentes, mas também colocam as seguradoras diante de novos desafios, como a necessidade de proteger dados sensíveis e combater fraudes de maneira mais eficaz, já que o próprio Pix – já consolidado como o meio de pagamento mais usado no Brasil em 2023 – preciso lidar com muitos desafios quanto à segurança dos usuários.

Pagamento digital de sinistros será instrumento de facilitação da vida dos seus usuários

Portanto, ao investir em tecnologias avançadas de pagamento, as seguradoras precisam estabelecer sérios padrões de segurança e confiança para o usuário, antes de tudo. Seguidamente, investir em parcerias com empresas de tecnologia que permitam a citada integração de infraestruturas de transferência de valores em tempo real para conseguir viabilizar tal feito. Após testes e implementação, irá colaborar com as seguradoras e segurados, afinal, assim como toda evolução tecnológica, o pagamento digital de sinistros também será instrumento de facilitação da vida dos seus usuários.

Fonte: CQCS| Insurtalks