Confira como foi a participação da Susep na 11ª Semana Nacional de Educação Financeira

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) participou, entre os dias 13 e 19 de maio, como membro do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), da 11ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF). Este ano, o tema central foi “Proteção Financeira e Solidariedade aos irmãos do Rio Grande do Sul”.

A Semana ENEF é uma iniciativa do FBEF e acontece anualmente desde 2014, com a finalidade de promover ações de educação financeira no país. Projeto integrante da Estratégia Nacional de Educação Financeira, a Semana conta com a participação de diversas instituições do país, e de pessoas físicas, que promovem ações e iniciativas de educação financeira, previdenciária, securitária ou fiscal. São palestras, cursos, oficinas, campanhas de divulgação, entre outras ações gratuitas de formatos diversos.

Confira abaixo os eventos que foram realizados ou que contaram com a participação da Susep durante a 11ª edição da Semana ENEF:

Assinatura de Acordo de Cooperação Técnica durante a abertura da 11ª Semana ENEF:

Data: 13/05, manhã

Local: Espaço B3 em São Paulo/SP

Durante o evento de abertura da 11ª edição da Semana ENEF, a Susep firmou acordo de cooperação técnica com a União, por intermédio do Ministério da Previdência Social (MPS), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

A parceria tem como objetivo a elaboração e inserção de conteúdos de Educação Previdenciária e Securitária no Programa Educação Financeira na Escola, tanto para o Ensino Fundamental (já em produção) quanto para o Ensino Médio (em planejamento).

Além da presença da Susep, representantes da CVM, MPS e INSS também estiveram no evento de abertura para apresentação da parceria.

Palestra presencial sobre Regulação Financeira e Defesa do Consumidor

Data: 13/05, às 19h

Local: Faculdade de Direito da USP (Sala João Mendes Junior) - Largo São Francisco, São Paulo/SP

No evento, foi debatido o papel das entidades reguladoras do Sistema Financeiro na defesa do consumidor, bem como o papel da Susep e da CVM na política econômica nacional.

Palestraram no evento o Superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, a diretora da Susep, Julia Normande, e o Gerente de Educação e Inclusão Financeira da CVM, Paulo Portinho.

Lançamento do SUSEPCON - Painel e Ranking de Reclamações

Data: 14/05, às 9h – evento online

A Susep realizou também o evento de lançamento do SusepCon, o Painel e Ranking de Reclamações do mercado de seguros, previdência complementar aberta e capitalização.

Representando a Susep, participaram da apresentação o Superintendente, Alessandro Octaviani, a Diretora Júlia Normande, o Coordenador-Geral Gabriel Melo da Costa e o Analista Técnico Luiz Henrique Ferreira. O evento ainda contou com a participação do Conselheiro Honorário do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (BrasilCon), Bruno Miragem; do Presidente do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS), Ernesto Tzirulnik; do Vice-Presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), Robert Bittar; e da Superintendente de Relações de Consumo e de Sustentabilidade da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Luciana Dall’Agnol.

A gravação do lançamento está disponível no Canal da Susep no Youtube.

O SusepCon pode ser acessado por meio do site da Susep, na seção de serviços e na Central de Painéis.

Webinar - Os seguros como fator de proteção financeira nas enchentes no Rio Grande do Sul

Data: 17/05 às 11h – evento online

O objetivo do evento foi debater e apresentar como os seguros podem ser uma forma de proteção financeira diante de um evento climático severo, como o que tem assolado a população gaúcha.

Pela Susep, participaram do webinar as diretoras Jessica Bastos e Júlia Normande, além das coordenadoras Adriana Hennig e Ana Leticia Monnerat. Também participaram do evento o Diretor Técnico e de Estudos da CNseg, Alexandre Leal, e o Vice-Presidente da Fenacor, Robert Bittar.

Durante o evento, a Susep lançou um Guia de Orientações sobre os principais seguros que podem conter coberturas para danos causados por eventos climáticos.

A gravação do webinar está disponível no Canal da Susep no Youtube.

Fonte: Susep