Grandes sonhadores trazem inspiração ao mercado segurador
Integrando as comemorações pelo seu centenário, o Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização do Estado de Santa Catarina (SindsegSC) trouxe para Blumenau a palestra Vinha dos Sonhos, com Alex Cardoso de Melo, criador da ONG ‘Meu sonho não tem fim’. O encontro foi no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, com mais de uma centena de convidados que conheceram a trajetória de Alex e os 24 grandes sonhadores que impactaram a história da humanidade com seus exemplos de vida.
Os propósitos da ONG e do sindicato se aproximam ao promover princípios éticos e de valores, voltados para o desenvolvimento econômico e social. “Este é um momento muito importante para a nossa entidade. Há 100 anos, o SindsegSC também nasceu de sonhadores, pessoas visionárias que identificaram a oportunidade e uma necessidade de trazer mais qualidade ao mercado de seguros e unidas começaram a projetar o sindicato. Tenho certeza que essas pessoas não imaginaram uma jornada tão bonita, culminando com eventos como este e com diversas ações que o sindicato realiza, seja no âmbito social, cultural ou educacional, fazendo um trabalho sério, com responsabilidade e muito amor”, afirma o presidente João Amato.
Entre os grandes sonhadores apresentados por Alex, alguns são mais conhecidos, como Gandhi, São Francisco de Assis e Chico Xavier, já outros como Albert Schweitzer, criador dos Médicos sem Fronteiras, ou Alexander Fleming, descobridor da penicilina e Helen Keller, primeira deficiente visual e auditiva a conquistar um bacharelado, em 1904, trazem inspiração ao terem suas condutas aproximadas das virtudes humanas.
“A cidadania de Betinho, a coragem de Martin Luther King, a fé de Madre Teresa, a gente associa cada um deles a uma virtude porque são referências para os dias de hoje, para todos nós, porque a missão principal da ONG é criar a possibilidade para que todo cidadão se torne um agente de transformação na sociedade. Usamos essas referências para mostrar que todos eles começaram com o primeiro passo, o legado maravilhoso que Martin Luther King deixou, começou com o primeiro passo e algum inconformismo que fez com que ele tomasse esse caminho” exemplifica Alex.
Vinha dos Sonhos
Ao longo de quase duas horas, Alex de Melo intercalou vivências e projetos da ONG, apresentou dados e trouxe vídeos para sensibilizar a plateia, demonstrando o potencial que os pequenos gestos trazem, especialmente ao ambiente corporativo. “Essa palestra não é só para o terceiro setor, nela a gente tenta mostrar que fazer o bem é possível e que a gente pode realizar os nossos sonhos, seja em qual esfera for”, pontua.
Presentes ao evento, o conselheiro fiscal Fabrício Cardozo considerou bem reflexivas e positivas as mensagens trazidas por Alex. “Foi assertivo da nossa parte sugerir esse tema porque apesar de fugir um pouco do nosso contexto do dia a dia de seguros, trouxe algumas reflexões que são bem importantes para o mundo atual em que estamos vivendo”, destaca o conselheiro.
A diretora tesoureira Salete Monteiro concorda. “Achei o tema importantíssimo para os dias atuais, é aquele toque que a gente precisa às vezes para lembrar do que é importante, do humano que todos nós temos; não só na nossa vida pessoal, mas também na nossa vida profissional, no nosso dia a dia e o quanto as pequenas ações são importantes. Ele me fez lembrar, também, do bater de asas da borboleta, o efeito borboleta: aquilo que você faz que parece tão pequeno e que na verdade tem uma presença muito forte na vida das pessoas, e que pode ter consequências maravilhosas. Muito, muito obrigada! ”, agradece a diretora.
Na interação com a plateia, Alex Cardoso de Melo lançou desafios matemáticos e de lógica, provocando os profissionais do trade e oferecendo um dos oito livros da ONG como recompensa. Por se arriscar a responder, Tatiana Viviani levou a obra Pequeninos Sonhadores para casa. “A mensagem que ele deixou nessa palestra foi excepcional, de passar para frente as coisas boas da nossa experiência e que fazer o bem tem que ser parte do nosso dia a dia, a gente não consegue um mundo melhor se não tiver atitudes melhores”, observa Tatiana.
“Saímos daqui com várias reflexões. Alex tira a gente um pouco da nossa rotina, nossa vivência. Faz a gente olhar para fora e ver o quanto existe e como nós somos importantes no mundo, não só no nosso mercado. Valeu muito a pena”, complementa o diretor Jean Carlos dos Santos.
Sindicato celebra centenário
Esta é mais uma ação de um extenso calendário que está sendo realizado pelo SindsegSC para celebrar seu centenário de atividades em Santa Catarina, com foco nos seus diferentes públicos de atuação. “Já realizamos o Almoço do Mercado Segurador e agora, abrimos outubro com esta palestra inspiradora. Outros eventos estão em pauta, sempre alinhados ao nosso propósito de trazer qualidade aos serviços prestados, fortalecer e desenvolver o mercado de seguros”, indica o presidente João Amato.
Confira registros na nossa galeria por meio do link: https://www.sindsegsc.org.br/imprensa/galeria-de-fotos.
Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:
Alessandra Meinicke – alessandra@grupoodp.com.br - + 55 (47) 3170- 3132
Ricardo Ruas – ricardo@grupoodp.com.br – +55 (47) 9 9995-1846
Equipe SindsegSC - assessoria@sindsegsc.org.br - + 55 (47) 99124-3509