Busca por seguro pecuário aumenta mais de 70% no Brasil

Um levantamento da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), divulgado pelo portal Agro Estadão, mostra que a procura pelo seguro pecuário aumentou 71,9% entre janeiro e maio de 2024, com total arrecadado de R$ 54,4 milhões.

Mudanças climáticas como um maior período de estiagem, enchentes ou geadas, têm impactado diretamente as produções agrícolas e pecuárias. Segundo a especialista e assistente técnica da Genebra Seguros, Patrícia Franco, motivos como estes têm preocupado os produtores rurais, fazendo com que a procura pelos seguros aumente como forma de minimizar abalos financeiros.

"O aumento nos custos da produção e a preocupação com doenças e surtos, como febre aftosa ou demais doenças que afetam o rebanho, têm feito com que os pecuaristas invistam em seguros para tentar reduzir o impacto financeiro. O apoio governamental faz total diferença para este crescimento ao oferecer subsídios para contratação. Isto torna o seguro mais acessível e motivador para os produtores", afirma Franco.

No Brasil, esse tipo de seguro tem sido incentivado pelo governo por meio do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), que subsidia parte dos prêmios pagos pelos produtores. "Esse programa é fundamental para tornar o seguro mais acessível, especialmente para pequenos e médios produtores, que são os mais vulneráveis às perdas climáticas", acrescenta.

Fonte: Terra