5 termos que você precisa entender sobre Seguro Automóvel
Vai contratar um seguro para o seu carro e ficou perdido com os termos técnicos? “Franquia”, “perda parcial”, “indenização integral”... Calma!
A seguir, o Desvendando o seguro explica os principais conceitos do Seguro Automóvel de forma simples, para você tomar a melhor decisão sem surpresas.
Seguro Automóvel: o que é Perda Parcial?
Perda Parcial é quando o seu carro sofre um dano parcial (ou seja, não foi perda total), o seguro pode cobrir o conserto. Nessa hora, você pode ter duas opções:
- Levar o carro a uma oficina da sua escolha (livre escolha)
- Levar o carro a uma oficina que faz parte da rede de oficinas recomendadas pela seguradora (rede referenciada)
Essas opções vão depender do que está escrito no contrato do seu seguro. Algumas seguradoras podem cobrir melhor ou mais rápido se você escolher uma oficina da rede delas.
Seguro Auto: como funciona a Indenização Integral?
Ocorre se o carro sofre um sinistro e os danos passam de 75% do valor segurado, a seguradora considera isso uma Indenização Integral – ou seja, é como se o carro tivesse dado perda total.
Existe duas formas de calcular quanto você vai receber:
- Valor de Mercado Referenciado: a seguradora usa uma tabela (como a Tabela FIPE) e aplica um percentual combinado no contrato para calcular o valor do carro na data do acidente.
- Valor Determinado: você e a seguradora já definem na hora da contratação quanto o carro vale. Se der perda total, esse é o valor que será pago.
E como o dinheiro é pago?
- Se o carro está quitado, a indenização vai direto para você.
- Se o carro é financiado, você pode escolher: Quitar a dívida e receber o restante da indenização; ou deixar que a seguradora quite o financiamento e te repasse a diferença.
Seguro de Carro: entenda o Valor Novo?
Se você faz um seguro para um carro zero quilômetro e ele sofre perda total, existe a opção chamada Valor de Novo. Com ela, você pode receber o valor de um carro novinho, igual ao que comprou, em vez do valor de mercado (que já estaria mais baixo por conta da desvalorização). Mas é uma cobertura opcional e só vale para seguros contratados na modalidade Valor de Mercado Referenciado.
Franquia no Seguro Automóvel: como funciona?
A Franquia é o valor que você paga quando seu carro sofre um dano parcial (ou seja, não é perda total). Esse valor é definido quando você contrata o seguro e varia conforme o modelo do carro.
No caso, se o conserto do carro custa mais do que a franquia, você paga a franquia e a segurada cobre o resto. Mas se o prejuízo for menor que a franquia, você paga tudo sozinho.
Bônus no Seguro Auto: como funciona?
O Bônus é um desconto que o segurado pode ganhar na hora de renovar o seguro, se ele passou o ano sem acionar a seguradora (ou seja, sem registrar sinistros). Quanto mais tempo você fica sem usar o seguro, maior pode ser o desconto.
Cada seguradora tem suas próprias regras para manter e usar esse bônus. Essas regras podem estar nas condições gerais do seguro ou em documentos à parte, que costumam ficar disponíveis nos sites das seguradoras.
Saber os termos do Seguro Automóvel é importante.
Entender os termos do Seguro Automóvel é importante para contratar a proteção certa e evitar dores de cabeça. Com esse vocabulário básico, você já está um passo à frente!
Fonte: CNseg | Notícias do Seguro