Os presidentes do SindsegSC: LUCIANO VICENTE DA SILVEIRA (2021/2022)
Entre os presidentes que ajudaram a escrever a história do SindsegSC – Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização no Estado de Santa Catarina, há aqueles cuja jornada começou longe de Santa Catarina, mas que deixaram aqui uma contribuição profunda. Luciano Vicente da Silveira é um desses nomes e já são 33 anos de mercado de seguros.
Começou a trabalhar com seguros em 1991, aos 21 anos, na Santa Cruz Seguros, em Porto Alegre.
Conta que conheceu uma corretora de seguros, Luiza Lucier Berg: “Lembro com um carinho enorme dela”.
Na verdade, o que ele queria mesmo era ser bancário. Mas a corretora o incentivou a conhecer um mercado diferente. Foram inicialmente à SulAmérica, mas não tinha vaga.
Logo depois foram à Santa Cruz Seguradora e ele foi contratado para fazer vistoria prévia dos automóveis. Trabalhou também como auxiliar administrativo, passou pela área financeira, de apoio, e foi para a área comercial, onde se identificou.
Em 1994 teve a responsabilidade de abrir a filial de Caxias do Sul, como gerente, aos 24 anos: “Eu era o gerente de filial mais jovem da Companhia”.
Em 1996, a Santa Cruz foi adquirida pela SulAmérica Seguros e ele permaneceu até 2011, passando por todos os cargos, chegando a ser diretor regional do Rio Grande do Sul.
Em 1999, retornou para Porto Alegre, para assumir a gerência regional, e em 2005 foi promovido a diretor regional da SulAmérica, sendo também o diretor regional mais jovem, na época, aos 35 anos.
Em 2011 recebeu o convite da Zurich Seguros para assumir a diretoria dos 3 estados do sul.
No período entre 2005 e 2015 envolveu-se diretamente com o SindsegRS, sendo diretor e vice-presidente.
Em 2015 foi convidado para assumir a diretoria São Paulo e interior, onde permaneceu até 2020, quando retornou ao Rio Grande do Sul, para reassumir os 3 estados do sul.
Foi quando a Zurich o indicou para assumir a presidência do SindsegSC: “Foi uma grata surpresa e um desafio enorme, porque nós estávamos em pandemia, vivendo um Brasil diferente”.
Ele lembra que naquele período as seguradoras, assim como as demais empresas, estavam operando em modelo de home-office, várias seguradoras fechando as suas estruturas localmente, reduzindo a estrutura física, reestruturando a operação.
Luciano foi o responsável por conduzir o retorno aos trabalhos presenciais, no SindsegSC.
O primeiro evento pós-pandemia foi a posse dele, em 20 de setembro de 2022, contando com a presença do presidente da CNSeg, Dyogo de Oliveira.
Ele conta que conhece o trabalho de muitos sindicatos do país, mas tem um carinho especial pelo SindsegSC, por ter sido presidente da entidade. Ele considera que “o sindicato é formado por grandes executivos e foi uma honra enorme ter presidido um grupo tão especial quanto esse”.
Para Luciano, o sul é uma região diferenciada. Mas quando você olha para Santa Catarina você vê também as características regionais do Estado: o oeste, que é uma cultura diferente das outras regiões, o Vale Europeu, o litoral, uma diversidade cultural, que se difere das outras regiões onde ele trabalhou.
Luciano conta que em Santa Catarina “as pessoas fazem questão de te conhecer, de estar próximas, e como eu sou assim também, foi muito bom trabalhar no estado”.
Para ele, o período da pandemia obrigou o mercado a fazer mudanças na forma de comercializar os produtos e na forma de gerenciar as suas equipes. Para ele, as relações ficaram um pouco mais frias. No entanto, a fase serviu também para mostrar que é possível fazer negócios não apenas regionais, mas nacionais.
Luciano entende que as empresas ainda estão se adaptando à nova realidade, decidindo pelo modelo presencial ou híbrido. Contudo, segundo ele, “o que não mudou foi a forma do sindicato operar”. Foi necessário entender as novas necessidades, mas o SindsegSC procurou manter o contato com os profissionais e com a sociedade.
Com relação ao mercado, atualmente, Luciano é otimista: “Eu não vejo dificuldades, o nosso mercado cresce a dois dígitos a vida inteira, e vem crescendo acelerado. Você não acha outros mercados similares ao mercado de seguros”.
Para ele, apesar dos desafios, existe muito espaço para crescer ainda mais. Entre os desafios, cita a forma de acesso às pessoas; a venda presencial ou pela internet; a simplificação dos produtos; a rentabilidade das carteiras; a formação de profissionais; e os riscos diferenciados do mercado brasileiro, como a segurança pública.
Luciano destaca a presença do sindicato junto à sociedade. Quando iniciou a presidência, reforçou o pedido para que o SindsegSC continuasse a contribuir para levar informações essenciais às comunidades e participar das ações sociais.
O ex-presidente diz que “o SindsegSC chega aos 100 anos, jovem. E que a entidade é um modelo para o Brasil”. E deixa um recado muito especial: “Estarei sempre pronto para apoiar o SindsegSC. Onde quer que eu esteja, estarei sempre torcendo e aplaudindo tudo que é feito.”
Esta entrevista foi realizada em junho de 2024.
Este texto faz parte da Revista Bem Seguro 11ª Edição, uma edição especial e comemorativa dos 100 anos SindsegSC, que está repleta de curiosidades e homenagens a quem fez parte dessa trajetória desde 1924. Ficou interessado em conhecer mais sobre a nossa história? Acesse o site do SindsegSC e confira o conteúdo completo: https://www.sindsegsc.org.br/novidades/publicacoes/33/revista_sindsegsc. Não perca tempo e boa leitura!
Sobre Joelson dos Santor - Escritor Responsável
A Revista Bem Seguro 11ª Edição - Especial 100 anos SindsegSC foi desenvolvida em parceria com o jornalista responsável Joelson dos Santos. Trabalhou em várias emissoras de rádio AM e FM, em Florianópolis, como Atlântida FM, União FM, Antena 1 FM, Rádio Guararema AM. E, em Blumenau, Rádio Nereu Ramos AM, União FM e 90 FM.
Foi apresentador de telejornais, na TV Barriga Verde e TV Cultura, em Florianópolis, e em Blumenau apresentou o Jornal do Almoço, da RBS TV, e o Balanço Geral da ND TV.
É advogado e também atua como Mestre de Cerimonial em vários eventos, como congressos, seminários, formaturas e eventos corporativos.
Sobre o SindsegSC
O SindsegSC – Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização no Estado de Santa Catarina, com um século de história, reúne as principais empresas do setor de seguros catarinense. Como entidade líder, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico do estado e no fortalecimento do sistema de seguros privados. Além de representar suas associadas, o SindsegSC promove a disseminação da cultura do seguro, contribuindo para o progresso de Santa Catarina. Para a gestão 2025/2028, a entidade é presidida por João Amato.
Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras